Notícias

Secretaria de Saúde realiza mobilização contra a Dengue no Bairro Beira Rio

Nessa época do ano é comum a presença de um número maior de mosquitos, dentre eles o da dengue. Baseado nessa realidade, a Secretaria de Saúde de São Mamede montou plano de ação junto com os agentes de saúde e de endemias, a fim de mobilizar a comunidade e evitar a proliferação da dengue.

Começando pelo bairro Beira Rio, na última segunda-feira (4), em que os agentes realizaram visitas de casa em casa, alertando os moradores e fazendo panfletagem. Incluindo também as ruas adjacentes, Henrique Trindade e Honorina Trindade.

Focos do mosquito foram encontrados no bairro, e a secretaria vem trabalhando com base na conscientização, como principal  arma para evitar o desenvolvimento do mosquito. Vale ressaltar que práticas comuns e viciantes, como colocar lixo, ou, jogar entulhos em locais abertos são grandes aliados da dengue.

Outro ponto abordado pelos agentes, no tocante as águas que vêm sendo armazenadas nas casas, quer sejam das chuvas ou das torneiras. Eles orientam a população a fazer uso do hipoclorito e também dos larvicidas, nos baldes e demais reservatórios das casas. 

Hoje, quinta-feira (7), os agentes voltaram ao bairro para acompanhar o recolhimento dos entulhos e lixos nos terrenos baldios. O serviço foi executado pela equipe de infraestrutura do município.

A Secretária de Saúde, Niúda Morais, e a Coordenadora de Epidemiologia, Loreana Andrade, foram conferir de perto o trabalho de limpeza e recolhimento do material. Para a secretária, a população deve entrar nessa campanha de combate à dengue, afirmando que com gestos simples, todos podem contribuir.

Como armazenar o lixo em sacolas de plástico, despejar no tambor verde disponível nas ruas e bairros da cidade. Obedecer ao cronograma de coleta de lixo, que acontece nas segundas, quartas e sextas-feiras. Também reforçou os cuidados com a armazenamento de águas, a fim de que a população siga as orientações dos agentes.

A próxima mobilização vai se na terça-feira, dia 12, no conjunto Alonso Alves. A equipe vai se concentrar na unidade de saúde Rita Tavares, que fica vizinha a escola Rodolpiano Nobrega, no bairro Pau D’arco.

« Voltar