São Mamede deu início às atividades do Programa Tempo de Aprender

Com uma formação para os professores alfabetizadores e assistentes de alfabetização do Pré II, 1º e 2º anos do ensino fundamental, a Prefeitura de São Mamede, por intermédio da secretaria de educação, deu início, nessa quarta-feira (12), às atividades de sala de aula do Programa Tempo de Aprender, nas Escolas Municipais Francisco Pergentino e Lúcia de Fátima.

Geânia Delfino, coordenadora do programa no município, disse que a programa chega com “um olhar e pensar diferentes para a alfabetização”. E enfatizou que o foco da ação “é formar, valorizar e orientar os educadores quanto a melhor maneira de alfabetizar, e nós sabemos que uma das maiores dificuldades do contexto educacional é a alfabetização”.

Tempo de Aprender é um Programa de Alfabetização abrangente que objetiva melhorar a qualidade da alfabetização no município. As ações são desenvolvidas pelos professores alfabetizadores de sala de aula em conjunto com os assistentes de alfabetização que, de forma aprimorada fazem um acompanhamento de aprendizagem dos alunos com dificuldades na alfabetização, por meio da atenção individualizada. (alfabetização.mec.gov.br)

Importante lembrar que São Mamede aderiu ao programa em 2020. Entretanto, devido à pandemia de covid-19, somente ano passado, deu o pontapé inicial para que o programa fosse implementado.

A coordenação fez reuniões com diretores escolares, professores, coordenadores pedagógicos, além de cuidar da elaboração do edital para a escolha de assistentes de alfabetização.

Jardivânia Borges, secretária da pasta, disse que vê com bons olhos a chegada do programa no município. “Eu estou muito feliz com o lançamento desse grande programa, pois somos sabedores que o Brasil inteiro sofre com a questão da alfabetização, e esperamos que os resultados sejam os melhores possíveis”, ressaltou.