São Mamede deu início à distribuição de sementes de feijão, milho e sorgo para o plantio

O programa de distribuição de sementes do Governo do Estado da Paraíba está a pleno vapor no município de São Mamede. A entrega vem sendo realizada desde ontem, quarta-feira, 24, no escritório local da Empaer (Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária). A Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de agricultura, atua como parceira nessa atividade.

A saber, as sementes do programa são feijão, milho e sorgo. São Mamede foi contemplado com uma tonelada de feijão, uma tonelada de milho e 100 quilos de sorgo. Cada agricultor recebendo 4 quilos de feijão e 4 quilos de milho.

Já o sorgo, vale ressaltar, se destina para os criadores de rebanho bovino, caprino e ovino, que possuam um maior número de animais e que operem no processo de silagem.

No ato da entrega, os pecuaristas precisam apresentar o comprovante da última vacina da aftosa para confirmar seu rebanho existente. Já os beneficiários do feijão e milho devem levar os documentos pessoais de RG e CPF.

Para o extensionista da Empaer local, Mascigleudo Almeida, “as sementes chegam no tempo certo, junto com os primeiros registros de chuvas na região. Isso apressa o trabalho de plantio dos agricultores, que têm a expectativa da continuidade do período chuvoso, já sonhando com a colheita dos seus produtos”.

O secretário de agricultura, Salvino Neto, falou para essa reportagem sobre o início do corte de terra no município, que prepara o solo para o plantio. “A gestão Dr. Jefferson prioriza o programa corte de terras em paralelo com a distribuição das sementes. Disponibiliza as máquinas, uma hora grátis, para atender a todos os nossos agricultores, estamos assim preparando o solo para o plantio das sementes".

Um cronograma de entrega foi formulado em duas etapas. A primeira, acontecendo até amanhã, sexta-feira, 26, voltada para os agricultores inscritos no Programa Garantia Safra.

Já a segunda fase, que se inicia na próxima semana, foca nos agricultores que possuem Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAF).

O escritório da Empaer, onde a distribuição vem sendo feita, fica localizado à Rua Enéas Trindade, no centro de São Mamede, das 7h30 as 13h30.