Prefeitura deu início à Campanha contra a Influenza em São Mamede

A Prefeitura de São Mamede, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início na manhã dessa quinta-feira, 13, à Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1 e H3N2). As doses já estão sendo aplicadas para os públicos prioritários (ver lista de quem pode tomar a vacina, abaixo).

A SMS disponibilizou dois pontos de vacinação, a saber, um na praça central Cel. José Paulo Neto e outro no Ginásio Poliesportivo “O Bentão”, que fica no bairro Pau D'arco.

“É um trabalho contínuo da nossa equipe de imunização”, disse o secretário da pasta, Chaguinha Alves. E ressaltou: “Vamos seguir com o nosso cronograma de vacinação, inclusive realizar mais ações como essa que facilitem o atendimento e a imunização dos grupos de risco”.

Ele ainda destacou que a vacina influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), esse ano, é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

O objetivo da campanha é justamente reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, na população alvo da vacinação. “

Públicos prioritários do município:

• Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos 11 meses e 29 dias);
  • Trabalhador da Saúde;
  • Gestantes e puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto);
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Professores;
  • Idosos com 60 anos ou mais de idade;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Dia D de Multivacinação

A SMS informa que amanhã, sábado, 15, a partir das 8h, acontece o “Dia D de Multivacinação”, na UBS IV Áureo Guedes, que fica localizada à rua Francisca Adelina da Conceição (Chiquinha Roque), no bairro Mizael de Oliveira.

Na oportunidade, serão ofertadas vacinas contra covid-19, doses da bivalente, da influenza e demais vacinas de rotina do calendário básico. Uma ação voltada para garantir a imunização de toda população sãomamedense, e ainda promover a atualização da carteira vacinal.

Vale ressaltar também que a campanha da gripe seguirá em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) no decorrer da próxima semana, conforme a disponibilidade de doses distribuídas aos municípios pelo Ministério da Saúde.