Carregando...

Notícias

72 Anos de Emancipação: São Mamede celebra aniversário com hasteamento das bandeiras e entrega histórica da Casa de Saúde APAMI

Por prefeitur@   Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026

A quarta-feira, 29 de abril, foi um marco inesquecível na história de São Mamede-PB. As solenidades em comemoração aos 72 anos de Emancipação Política do município foram marcadas por muito civismo, resgate histórico e, acima de tudo, por um presente grandioso para a população: a entrega da Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição (APAMI), totalmente reformada e equipada.

Manhã de Civismo no Largo da Prefeitura

As celebrações oficiais começaram logo cedo com a tradicional solenidade de Hasteamento das Bandeiras, no Largo da Prefeitura. O ato reuniu autoridades e cidadãos em um momento de respeito à trajetória do município, renovando o compromisso coletivo com o futuro e o desenvolvimento da terra sãomamedense.

Saúde e História: A Nova Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição

Dando sequência às festividades, o governo municipal realizou a inauguração oficial da reforma da Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição (APAMI). O hospital foi 100% reformado e modernizado, recebendo novos equipamentos para garantir um atendimento digno, tecnológico e humanizado para toda a comunidade.

A unidade carrega uma história que já soma mais de 50 anos. Sua construção original, em 1974, foi considerada inovadora e ousada para a época, idealizada na administração do então prefeito Nilson Oliveira, que dedicou a obra a todas “as mães pobres e ricas da cidade” — um símbolo de que o hospital deveria servir a todas as famílias, sem qualquer distinção.

Agora, sob a gestão do prefeito Chaguinha Lopes, esse marco é atualizado. A unidade reabre suas portas fiel à sua missão primordial, mas pronta para os desafios do presente, unindo uma infraestrutura moderna a recursos humanos e tecnológicos de ponta. Para abençoar as novas instalações e marcar este dia que entra para os anais da história da cidade, o Padre Albani Barreiro ministrou uma bênção especial.

União de Lideranças e Homenagens

O dia festivo foi prestigiado por uma grande comitiva de líderes políticos da cidade e da região. A saber:

  • O prefeito Chaguinha Lopes e a vice-prefeita Bia Nóbrega;
  • O líder político e médico, Dr. Umberto Júnior;
  • O deputado estadual George Morais e o ex-senador Efraim Morais;
  • O presidente da Câmara, Kival Júnior, acompanhado dos demais vereadores;
  • Os ex-prefeitos de São Mamede: Dr. Chagas, Pedro Barbosa e Dr. Jefferson;
  • O ex-prefeito de São José do Sabugi, Segundo Domiciano.

O evento também contou com a presença marcante de todos os secretários e diretores da gestão municipal, com destaque para a primeira-dama e secretária de saúde, Vanilda Gambarra, além de representações das equipes técnicas da Casa de Saúde, da Policlínica Municipal, do SAMU e das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Presença das Famílias Patronas

Em um momento de grande emoção, familiares do saudoso ex-prefeito Nilson Oliveira e do médico 'patrono' da APAMI, Dr. Joácio Morais, fizeram questão de prestigiar a solenidade. Registrou-se, portanto, as presenças de Dra. Vera Morais, Sheila Morais, Dr. Nilson Neto e Dra. Daniela Morais, celebrando a continuidade desse legado de cuidado.

A prefeitura parabeniza a todos os secretários, servidores, colaboradores e, de forma muito especial, a cada munícipe que compareceu e compartilhou o orgulho de ver São Mamede avançar.

Portal Oficial da Prefeitura Municipal de São Mamede-PB

« Voltar

2026 © Prefeitura Municipal de São Mamede. Todos os direitos reservados.

EasyWeb: Soluções em Tecnologia