Notícias

São Mamede leva Campanha de Combate à Desertificação da Caatinga para a zona rural

Neste fim de semana, a Prefeitura de São Mamede, por meio da secretaria de cultura e meio ambiente e da secretaria de agricultura, promoveu mais uma atividade da Campanha de Combate à Desertificação do bioma Caatinga. Dessa vez, apresentando o projeto piloto de cultivo do umbu gigante à comunidade de Serra Branca, inclusive, com a entrega de mudas da planta.

Além disso, os agricultores e agricultoras presentes tiveram a oportunidade de participar de uma palestra cujo tema foi “Meliponicultura”. A abordagem ficou por conta do técnico Thiago Nóbrega.

Fruto dessa reunião, as secretarias juntamente com a comunidade irão articular uma oficina sobre o cultivo de abelhas sem ferrão.

Já em relação ao cultivo do umbu gigante, é importante dizer que os beneficiários se comprometeram em plantar as mudas e acompanhar a sua evolução. Lembrando que a colheita dos frutos do umbuzeiro ocorre em um prazo de dois anos e meio.

O encontro, que aconteceu na sede da associação de Serra Branca, teve também a presença dos membros do Projeto Sertão Consciente, grupo recém-criado pelo biólogo Stanley Fillemon, que atua como colaborador da coordenação do meio ambiente.

Dia da Caatinga

São Mamede fez a abertura da campanha contra a desertificação da Caatinga e do projeto de cultivo do umbu gigante no último dia 27 de abril, assim, marcou as comemorações do Dia da Caatinga, na feira central do Mercado Público. Teve a entrega de mudas nativas e frutíferas e das primeiras mudas do umbu gigante.

Essa campanha se estenderá até o fim do mês de maio, com atividades semelhantes em toda a zona rural do município. Para isso, as secretarias contam com a parceria das associações do campo e os membros do Projeto Sertão Consciente. 

« Voltar