Sábado teve Vacinação e Mutirão da Dengue em São Mamede

A Prefeitura de São Mamede, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu o Dia “D” de vacinação, no último sábado, 24 de fevereiro. A ação ocorreu na unidade básica de saúde Rita Tavares, também conhecida por UBS II, localizada no bairro Pau D’arco.

Nesse mesmo dia, a SMS também fez o Mutirão da Dengue. Teve a colaboração ativa dos agentes de controle de endemias (ACE), e participação do secretário Chaguinhas Alves, bem como da coordenadora de atenção básica Lucitânia Araújo e do coordenador dos setores de epidemiologia e imunização, Daniel Santos.

A concentração foi no Mercado Público - ponto de partida do mutirão com destino à Avenida Doutor José Amorim, no bairro Boa Vista. Ao longo do percurso, os ACE e ACS atuaram com panfletagem e visitas as residências, onde trataram reservatórios de água e levaram orientações em busca de eliminar focos do mosquito.

De acordo com Chaguinhas, esse é o momento de identificar os focos do Aedes Aegypti, evitar a sua proliferação e a incidência de casos da doença. “Vamos insistir nesse trabalho educativo junto a comunidade local, batendo de porta em porta, porque contar com essa adesão é fundamental no combate à dengue”.

O coordenador Daniel ratificou que “estamos em total vigilância, por isso, pedimos a população que nos ajude para juntos combatermos o Aedes Aegypti, abram suas casas e recebam os profissionais”.

Para o bom êxito desse mutirão, a SMS conta com a parceria do setor de infraestrutura, mais precisamente a atuação das equipes de limpeza urbana que vêm intensificando os seus serviços, como a retirada de entulhos em terrenos baldios.

Outra importante ação foi o programa da rádio comunitária local, na sexta-feira, 23, com a participação do médico dermatologista e apoiador da saúde municipal, Dr. Umberto Joubert. Ele falou sobre as patologias da doença, explicou quais as diferenças entre dengue, zica e chikungunya.

Também orientou que pacientes com sintomas da dengue devem procurar os postos de saúde, para serem medicados de forma a prevenir o agravamento da doença.

Sobre a dengue

É uma infecção febril que afeta bebês, crianças e adultos. A infecção pode ser assintomática ou pode apresentar sintomas que variam de febre baixa a febre alta incapacitante, com forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações e erupções cutâneas.