São Mamede registrou o nascimento dos primeiros bezerros do programa de inseminação artificial em tempo fixo

No início do mês de maio, a Prefeitura de São Mamede, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural e da Coordenação de Vigilância Sanitária, visitou in loco a propriedade do agricultor Manoel Canuto Torres, na fazenda Pitombas, a fim de conferir os primeiros bezerros nascidos, do programa de inseminação artificial em tempo fixo (IATF).

Esse programa foi implantado em agosto do ano passado em São Mamede, uma iniciativa da Prefeitura, junto à Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais, o CONAFER. A visita ocorreu no dia 10 de maio, quando os bezerros estavam com cinco dias de nascimento.

No processo de inseminação artificial, vale ressaltar, foi utilizado o sêmen de touro Thor girolando — considerado uma das melhores raças do Brasil.

De acordo com Gustavo Felipe Cabral, coordenador de vigilância sanitária do município, “esse tipo de procedimento artificial é muito importante para o produtor rural porque agrega mais valor ao seu rebanho, devido à genética do girolando, além de melhorar a qualidade de vida dos criadores”.

Lembrando ainda que a adesão ao programa acontece sem custos para o produtor rural beneficiado.

A Gestão já planeja uma nova etapa do processo, visando beneficiar mais criadores. Os interessados em participar devem se cadastrar na sede da secretaria de agricultura, que fica em frente à prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.