Infraestrutura de São Mamede repercute as principais ações realizadas nos primeiros quatro meses do ano

A Prefeitura de São Mamede, por meio da Secretaria de Infraestrutura, realizou várias ações e melhorias voltadas para a zona urbana, nos quatro primeiros meses deste ano. Os serviços foram se intensificando sobretudo com a chegada da temporada de chuvas, quando ocorrem as sobrecargas no sistema de esgoto.

“Com a chegada das chuvas, sabemos que a alegria é muito grande de todos nós dessa região, mas as cheias também acarretam problemas como os entupimentos de galerias, e a população sofre com isso", enfatizou o secretário Ronivon Gambarra. E continuou:

“As nossas equipes, com apoio total da Gestão Dr. Jefferson, trabalharam com afinco para atender as demandas mais críticas, principalmente na substituição de galerias antigas, de pedra, por rede de tubulação”.

Na rua Janúncio Nóbrega, trecho onde existia o prédio da Escola Marcos Barbosa, ou CNEC como também era conhecida, a secretaria fez uma grande obra de manutenção e modernização no sistema de coleta de esgoto. No local, foram usados mais de 40 metros de tubo de 250 “para que desse vazão às águas da chuva”, ressaltou Ronivon.

Os moradores, que já sofriam com mau cheiro devido ao recorrente entupimento na rede de esgoto antiga, sentiu o problema se agravar com a demolição da escola, que ocorreu há mais ou menos um ano, e, recentemente, com a temporada das chuvas.

Paralelo a esse serviço, na parte baixa da rua Henrique Trindade, próximo à antiga lavanderia ou “nas baias”, as equipes da infraestrutura executaram mais uma troca de galeria de pedra por tubulação, a saber, 40 metros de cano de 150.

A moradora Nena afirmou que “o serviço foi muito bem feito, agradeço demais o trabalho da gestão”. E continuou: “O problema maior era o odor forte que vinha da galeria, geralmente no fim da tarde, as criancas queriam sair para brincar na rua, mas se sentiam enjoadas, e agora a alegria voltou para todos”.

“Fico feliz porque a cada passo que a gente dá, com a infraestutura em ação, ouvindo o nosso povo, vendo a realidade in loco e trazendo soluções, em consequência, mais qualidade de vida para a nossa população”, argumentou o seretário Ronivon.

Já no logradouro Ezequiel Benigno de Medeiros, a secretaria fez uma manutenção no esgotamento sanitário, cerca de 56 metros corrigidos. “O serviço ficou uma maravilha”, disse Zefinha Silva, que reside na casa nº 32.

“Antes da reforma, isso aqui estava um horror. As águas da galeria juntava com a chuva e invadiam nossas casas, entrando pelos ralos, um mal cheiro insuportável, mas graças a Prefeitura, agora, o serviço ficou bem feito”.

Outro importante projeto foi executado na rua Domingos Roque, que faz divisa entre os bairros Pau D’arco e Agenor Rique Ferreira. No local, uma galeria nova foi construída, utilizou-se no serviço 180 metros de tubos de 150.

É importante dizer que esssa rua será pavimentada muito em breve, com recurso federal, pois faz parte do mesmo contrato que já pavimentou outras sete ruas, a exemplo da rua Antônio Galdino. A obra deverá sair do papel até o próximo ano, cerca de 200 famílias serão beneficiadas.

Na Escola Municipal Rodolpiano da Nóbrega, bairro Pau D’arco, também foi contemplada com uma reforma. A saber: troca de janelas e portas de madeira por alumínio, retoque na murada forro nas salas de aula da parte de baixo, pintura, manutenção na parte elétrica e hidráulica.

“Acredito que muito em breve esse equipamento estará sendo usado. Porque temos aqui um espaço amplo, muito bom, mas ocioso. E graças ao prefeito Dr. Jeffeersn, que não mede esforços para nos ajudar, atendendo ao que levamos de planejamento, essa reforma foi feita e está aqui o resultado”.

Ciranda de Serviços

A Ciranda de Serviços é um programa da Prefeitura, implementado em 2020. A secretaria de infraestrutura é o carro-chefe ddo cronograma de ações, que são realizadas as sextas. O objetivo principal é levar mais qualidade de vida para a população, focando especialmente na limpeza pública, mas também na manutenção dos prédios municipais.

Para além disso, a ideia é aproximar cada vez mais a Gestão dos seus munícipes, com o “gabinete itinerante”, que engloba a prestação de serviços de outras áreas, como a Saúde, o Desenvolvimento Social e Humano, a Educação.

As equipes da infraestrutura atuam na limpeza pública: varrição de ruas, praças, limpeza de terrenos baldios, manutenção da IP (iluminação pública), poda de árvores e demais atividades e obras de manutenção, ou troca de galerias, restauração de calçamentos.

A Atenção Básica do município, com apoio da Unidade Móvel de Saúde, realiza os serviços primários como a aferição da pressão arterial, glicemia, testes rápidos, vacinação da Covid-19, da Influenza.

O setor Social oferta corte de cabelo grátis para a população, e faz a busca ativa para os programas sociais, visitando as famílias e, muitas vezes, fazendo inscrições para as oficinas do Cras, CCI (idosos), Criança Feliz.

Ao longo das sextas-feiras deste ano, a Ciranda já passou pelos bairros Agenor Rique Ferreira, Pau D’arco, Beira Rio, Jardim Planalto, Misael de Oliveira, comunidade Santos Dumont, dentre outros pontos estratégicos do município.