1ª Corrida de Rua foi atração nas comemorações de aniversário de São Mamede

A Prefeitura de São Mamede, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, realizou, no último dia 30 de abril, a primeira Corrida de Rua em alusão aos 69 anos de Emancipação Política. O evento, que teve o apoio de outras pastas como a do Turismo e da Cultura e Meio Ambiente, foi mais um atrativo na programação especial de aniversário da cidade.

Em um trajeto de 5 quilômetros, saindo da praça Cel. José Paulo Neto e seguindo pelas principais ruas da cidade, uma equipe acompanhava dando suporte aos corredores com água, além de uma ambulância para casos de emergência, tornando o evento seguro para quem participava.

Ao completar a prova, o participante foi recepcionado, em primeiro lugar, com a entrega da medalha simbolizando que completou o percurso. Depois, seguia para o espaço da alimentação a fim de repor as energias, e ainda curtindo o forró autentico do cantor Augustinho e Cia.

“A gente vem para as ruas de São Mamede marcar mais um momento de comemoração, com todo mundo junto. O pessoal correndo, buscando saúde, alegria e entrosamento”, disse Ramon Luan, secretário de esporte e lazer. E continuou:

“É nosso objetivo valorizar a prática esportiva. E a corrida faz com que as pessoas possam ingressar neste momento de participação, em busca de uma medalha que tem um simbolismo extraordinário. Quero aqui agradecer o apoio e incentivo do nosso gestor Dr. Jefferson que não mediu esforços para a realização dessa 1ª Corrida de Rua de Emancipação”, destacou Ramon.

Integrante da equipe ‘Corredores de Rua’ de Parelhas-RN, Elinaldo, fez um relato sobre como a corrida de rua impactou na sua mudança de vida. Antes da corrida, era uma pessoa sedentária e, assim, tornou-se obeso, e agora, com a prática esportiva afirma que se “libertou da obesidade”.

“Eu estava com um índice de obesidade nível grave, e já estava prisioneiro de mim mesmo. Mas o esporte, a corrida de rua me ajudou a me libertar desse diagnóstico, sem precisar utilizar remédios ou fazer cirurgia, foi graças ao esporte e à reeducação alimentar”.

Damião Coelho, equipe de Junco do Seridó-PB, disse que a participação em um evento como esse, além de servir como incentivo para os atletas, estar levando esporte e saúde para todos”. Por fim, parabenizou a “cidade linda de São Mamede pelos seus 69 anos e aos organizadores do evento”.

Antônio Soares, coordenador do grupo São Mamede Runners, pela primeira vez participando de uma corrida em sua cidade, fez questão de destacar isso nas redes sociais. Vale dizer que a equipe de corredores local promove, desde 2019, juntamente com a Prefeitura e outros patrocinadores, a “Corrida de Nossa Senhra da Conceição”, no mês de dezembro, e  Toinho, como é mais conhecido, fica na parte da organização do evento.

“Agradecer por esta corrida à prefeitura, ao secretário Ramon que está organizando e a todos da nossa equipe São Mamede Runners pela participação. Também ao pessoal que veio de fora: Santa Luzia, Junco do Seridó, Juazeirinho, São José do Sabugi, Patos e toda a região”.

O prefeito Dr. Jefferson prestigiou a chegada do atleta Carlos Eduardo, primeiro lugar na categoria geral masculino. O atleta, que integra a equipe Santa Luzia Runners, fez o percurso em 17:28.

Segundo Dr. Jefferson, a área de esporte está em ascenção no município, com ações que são desenvolvidas ao longo do ano, “e a corrida em alusão à emancipação entra, a partir de agora, no calendário esportivo de nossa cidade”, afirmou.