Conselho Municipal de Cultura foi reativado em São Mamede

A Prefeitura de São Mamede, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou, no último dia 9 de abril, a eleição e posse dos novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) para o biênio 2024/2026.

Com esse evento, o município selou a retomada do seu Conselho de Cultura, que estava destivado há mais de dez anos.

Na oportunidade, foram entregues os certificados de posse e registradas as assinaturas do termo e da ata, que dão valor e ordem aos empossados.

Yélina Cristiny de Medeiros Rique, eleita presidente do novo conselho, durante sua fala, argumentou que “a observância e cumprimento do que rege o Conselho são as bases para nosso trabalho no compromisso do serviço aos artistas, artesãos e toda cultura sãomamedense”.

Prestigiaram a solenidade, o vice-prefeito Chaguinha Lopes, a vereadora Eva Lucena e o vereador Kival Júnior. Além do secretário de cultura, anfitrião da atividade, Júnior Salvador.

Também estiveram presentes, os secretários Tales Araújo (turismo), Salvino Neto (agricultura), e Niúda Morais (desenvolvimento social e humano). Registrou-se ainda a presença da classe artística que demonstrou apoio aos novos membros do Conselho.

A posse ocorreu no Salão Cultural, que fica localizado à Rua Sete Irmãos, próximo ao mercado público da cidade.

Retomada

Foi a partir das iniciativas do Governo Federal no incentivo e fomento à cultura e à sistematização das políticas públicas culturais do Ministério da Cultura, que os setores artístico-cultural começaram a gerenciar a retomada de seus conselhos.

A Prefeitura de São Mamede, atendendo aos requisitos das Leis de incentivo à cultura, reaviva, portanto, os trabalhos do CMPC.