Inaugurações marcam os 69 anos de São Mamede

São Mamede comemorou, no último dia 1º de maio, 69 anos de fundação. As festividades foram marcadas por duas principais inaugurações: a prefeitura entregou a reforma do Mercado Público e a Central de Velórios no cemitério do município. O prefeito Dr. Jefferson, junto com a comitiva formada pelo vice-prefeito Dr. Jefferson, o deputado estadual George Morais, vereadores, secretários, diretores e demais funcionários da Gestão, estiveram presentes em todas as atividades.

Visita ao Campo de Palma Forrageira

A programação do dia começou pela zona rural, mais precisamente no Sítio Uberaba, propriedade da família do saudoso Zezinho Cândido, pai do advogado e procurador do município Dr. Paulo Medeiros. No local, aconteceu uma visita ao campo de palma forrageira da espécie "orelha de elefante".

Fruto da parceria com o Governo do Estado, esse projeto visa revitalizar a cultura da palma forrageira na Paraíba. Consta no programa a doação de 20 mil raquetes. Também a instalação de equipamentos para irrigação por gotejamento de toda a plantação, incluindo bomba elétrica e kit para captação de energia solar.

Em um prazo de um ano, após o plantio, Dr. Paulo fará a devolução de 50% das raquetes produzidas na área, isso corresponde a 10 mil mudas. A gestão Dr. Jefferson será responsável pela distribuição entre os demais produtores rurais com interesse em plantar a variedade, que é mais resistente à seca e a praga.

Inaugurações

Já na zona urbana, mais precisamente no bairro Pau D'arco, ocorreu a parte das inaugurações. Inicialmente, no bairro Pau D'arco, ocorreu a inauguração da ampliação do Cemitério Público Senhor do Bonfim e da Central de Velórios, um investimento no valor de R$ 376.000. A obra recebeu o nome de "Sebastiana Maria de Sousa Silva" (in memorian).

Dona Sebastiana, como era conhecida, morou por cerca de 40 anos na rua do cemitério (Aluísio Augusto de Araújo). Sempre deu assistência às famílias enlutadas que por ali passavam, oferecendo uma palavra de conforto, um abraço fraterno, muitas vezes servia café, chá, ou, água. A isso chamam de empatia.

A homenageada tinha uma venda de velas na calçada de sua casa, no dia de finados. Como servidora pública na área da saúde também se destacou, até hoje é lembrada por sua atuação no 'postinho do Estado'.

Pavimentação

No conjunto Alonso Alves, bairro Agenor Rique Ferreira, houve uma inauguração simbólica da pavimentação em paralelo. Depois, na escola Municipal Lúcia de Fátima, outra inauguração simbólica, dessa vez, como registro das reformas feitas nas escolas da zona urbana e a entrega de novos equipamentos escolares.

Uma observação a ser considerada sobre a escola, que no início do ano letivo passou a adotar como prática pedagógica a Educação Integral, no período das 7h30 até as 16h. A Lúcia de Fátima é, portanto, a primeira escola do Vale do Sabugi a inaugurar essa modalidade.

Mercado Público

A principal inauguração foi a da reforma do Mercado Público Francisco de Assis Gomes (Francisco Daniel). A obra, que durou dois anos, de abril de 2021 a abril deste ano, foi feita com recursos do tesouro municipal no valor de mais de R$ 1 milhão.

Vale ressaltar que Prefeitura entregou aos munícipes um prédio 100% renovado, com estrutura moderna, sendo considerado mercado modelo, especialmente por estar em conformidade com os padrões sanitários.

Os boxes receberam portas de alumínio, os banheiros foram totalmente revestidos de cerâmica nas paredes e no piso, e colocado bancadas de granito.

Já nos boxes, que foram modificados para servirem como praça de alimentação, as portas são todas de vidro. A pracinha dispõe de mesas e bancos de concreto para acomodação dos feirantes na hora de fazerem alguma refeição no local.

Lembrando que a parte hidráulica, sanitária e elétrica dos boxes foram refeitas. As tarimbas recuperadas e revestidas com cerâmica para facilitar a limpeza e higienização.

Por fim, todo o piso das lojas e tarimbas e áreas comuns também foram refeitos com piso granilite, tornando os os ambientes uniformes e melhorando a estética do espaço.