Café Literário marcou a culminância do projeto Super Leitores na Escola Marina Gouveia

O Projeto de Leitura “Super Leitores” 2022 elaborado pela Secretaria de Educação de São Mamede-PB chegou a sua etapa final, neste mês de novembro. A proposta foi vivenciada nas escolas da rede municipal, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.

Nesta quarta-feira, 30, foi a vez da Escola Municipal Marina Souto Gouveia promover a culminância do projeto. O evento foi marcado por um “Café Literário”, a saber, o registro e a exposição de trabalhos realizados ao longo do ano letivo de 2022.

“Foi lindo de ver a empolgação dos alunos durante as dramatizações e na declamação de poesias com mensagens expressivas que tocou o coração e provocou emoção em quem estava presente, assistindo as apresentações”, relatou a coordenadora pedagógica da escola, Ana Flávia Barbosa.

A professora de português do 9º ano, Sara Ayres, disse que o mais gratificante de toda a vivencia do projeto é o feedback dos alunos, que se expressam tanto em sala de aula, nas rodas de leituras, como por meio de mensagens de whastapp.

Por exemplo, a aluna Layane do 9º ano "A" se interessou tanto pela leitura de ‘O Aprendiz’, que buscou na internet mais sobre o autor "e descobri que o livro faz parte de uma trilogia e me deu vontade de ler os outros dois".

Em outra mensagem, dessa vez, de David Kevin, 8º ano "A", que dava sua opinião a respeito da obra "Quando meu pai perdeu o emprego" do escritor Vagner Costa: "O livro nos ensina a enfrentar os problemas, a entender que nem só de primaveras se vive e aceitar as novas realidades, mudanças que a vida pode nos proporcionar".

“São essas mensagens que nos instiga, emociona e mais ainda nos impulsiona a não desistir, mas continuar a sempre incentivar, despertar o gosto pela literatura”, disse Sara.

Vale ressaltar que a abertura do Super Leitores aconteceu em agosto. Ao longo desses três meses, os professores conduziram o projeto. Na escola Marina Gouveia, utilizaram o acervo da biblioteca para o empréstimo de livros, ou sorteios a fim de que o aluno levasse o livro para casa e fizesse a leitura junto com a família.

Após isso, havia ainda a socialização com os colegas em sala de aula. Essa dinâmica provoca efeitos imediatos, de modo que os demais alunos que ouviam a história quissesem também ler o mesmo livro, comentou a professora Sara.

Gizelda Medeiros, coordenadora pedagógica da secretaria de educação, prestigiou a culminância. Destacou que "os professores são os grandes mentores do projeto, com apoio dos alunos e das famílias, isso, resultou no bom êxito do trabalho".

[Exifir Fotos c-658]