Educação de São Mamede se destaca com pontuação acima da média no IDEB 2021

O MEC – Ministério da Educação – divulgou, na semana passada, os primeiros resultados do IDEB – Índice do Desenvolvimento da Educação Básica, referente a 2021.  São Mamede aparece em destaque com uma pontuação acima da projeção do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Vale destacar o seguinte comparativo, o município obteve nota 4.6, em 2011, e nesta avaliação atual  6.2, conquistanto, com isso, o 11º lugar entre os 223 municípios da Paraíba. O resultado é fruto de muita dedicação e foco de toda a Rede Municipal de Ensino, especialmente dos professores, de acordo com a secretária Jardivânia Borges.

"Parabenizo, aqui, a todos os professores, verdadeiros heróis dessa grande conquista, e aos nossos alunos, extensivo aos seus pais e responsáveis. Temos ciência de que, com esse bom êxito, nossa responsabilidade só aumenta, de modo que a educação não para porque queremos vencer outros desafios", comentou a secretária.

Joyce Alves, coordenadora pedagógica da escola municipal Francisco Pergentino, disse que apesar dos momentos de turbulências e incertezas causados pela pandemia, “vimos os nossos professores se desdobrando e se reinventando para que houvesse aprendizado, houvesse a inclusão dos alunos menos favorecidos, que não tinham acesso às tecnologias, então, eles mostraram, mais uma vez, que quando a família, escola e alunos trabalham de mãos dadas é possível promover uma educação de maior qualidade”.

Já a coordenadora da escola municipal Lúcia de Fátima, Rivanilda Neves, ponderou que “a educação de São Mamede sempre foi destaque, e para nós, que fazemos parte dessa equipe, ver um resultado positivo como esse é motivo de grande alegria, sinal de que estamos no caminho certo”. Ela concluiu dizendo que “esse resultado é reflexo do apoio que recebemos da secretaria de educação e do nosso prefeito, Dr. Jefferson, queJ não mede esforços para atender nossas demandas”.

“Recebemos com muita satisfação os dados do IDEB. Isso comprova o grande trabalho que está sendo realizado na Educação de São Mamede. Os índices são totalmente favoráveis, resultado dos investimentos feitos na área, do trabalho de toda equipe, dos professores e demais profissionais”, destacou o prefeito.

IDEB

O IDEB foi criado em 2007 e tem por objetivo medir a educação básica brasileira a partir de duas dimensões. De um lado, a proficiência: aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática verificada por meio de uma avaliação chamada Saeb. De outro, o fluxo: número de estudantes reprovados somado à quantidade de abandonos ao longo do ano letivo, ambos identificados por meio do Censo Escolar.

WhatsApp Image 2022-09-26 at 11.01.27 AM