Prefeitura promoveu a 1ª Corrida da Fé e inaugurou o "Lajedo de Santa Dulce" em Picotes

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de São Mamede promoveu no sábado, dia 13, a primeira “Corrida da Fé” dedicada a Santa Dulce dos Pobres. O evento foi realizado em parceria do GAP (Grupo Amigos de Picotes) e da equipe São Mamede Runners.

O objetivo da corrida era celebrar o dia da santa, culminando com a inauguração do “Lajedo de Santa Dulce”, que fica localizado na Vila de Picotes, mais precisamente na propriedade de Lelo Brito, idealizador do projeto.

Júnior Salvador, secretário da pasta, destacou que o apoio recebido da secretaria de Agricultura, com a presença do secretário Kival Júnior, e da secretaria de Saúde, que disponibilizou uma ambulância para dar suporte durante todo o percurso da corrida.

10 KM da Corrida Fé

O percurso de 10 quilômetros até a Vila de Picotes teve início no pátio da igreja Nossa Senhora da Conceição, passando pela rua Maria Silvia de Oliveira, depois, pela praça Severino Leite até chegar a BR 230, sentido Patos-PB, e seguindo na estrada de terra que dá acesso à Vila de Picotes, a vila do cinema brasileiro.

Além dos corredores de São Mamede, a primeira corrida da fé contou com a participação de representantes da equipe Santa Luzia Runners e Canelas de Aço, da cidade de Santa Luzia.

Lula Vasconcelos, atleta da equipe São Mamede Runners, fez um relato emocionado de um episódio em que a freira foi ao comércio a fim de arrecadar alguma contribuição para sua obra social junto com os mais vulneráveis.

“Ela estava passando em uma feira livre, pedindo ‘uma ajudinha pra os meus pobres’, quando um dos comerciantes deu uma cuspida em sua mão, e mesmo assim irmã Dulce insistiu ‘essa é pra mim, me dê agora pra meus pobres’, o que me impressiona nessa mulher é a sua humildade”, enfatizou Lula.

Gustavo Felipe Cabral, também é da equipe São Mamede Runners, conduziu um momento de oração do Pai Nosso e da Ave Maria. Destacou ainda o exemplo de Irmã Dulce que amparou doentes, pobres, miseráveis, vivendo o Evangelho com ações.

Lelo

Lelo Brito reside na cidade de Natal-RN, mas tem uma casa na Vila de Picotes. Estando há mais de dois anos sem visitar a Vila, devido à covid-19, ainda “não conheço a santa, fiz tudo pelo WhatsApp”, destacou.

“O lajedo era um sonho antigo de minha mãe, dona Quinha, que nasceu em Picotes. E sempre que a gente passava pela estrada, me dizia que ‘naquela pedra daria certo colocar uma santa’, então, decidi pela estátua de Irmã Dulce, a primeira santa brasileira”, afirmou Lelo.

A imagem da santa é mais uma obra de arte do escultor Iron Garcia, de Parelhas-RN, apelidado por ‘Salvador Dagui’. Inclusive, ele ficou conhecido nessa região por seu trabalho artístico no Parque dos Dinossauros em Parelhas.

Em dezembro de 2020, a escultura foi erguida no lajedo de Picotes, e a inauguração ocorreu somente agora com a Corrida da Fé. A ideia é tornar o local um ponto a mais de visitação para devotos, pagadores de promessas, turistas e pessoas de todas as religiões, além de promover o turismo religioso.

Vale ressaltar que a capela da vila dedicada a Santo Antônio é centenária, a festa na comunidade é, portanto, tradicional e histórica, sendo realizada no dia 13 de junho.

Santa Dulce

Santa Dulce foi canonizada no dia 13 de outubro de 2019, passando a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres. Ela também é considerada o “Anjo Bom do Brasil”, por suas obras sociais no Estado da Bahia, e assim ficou conhecida em todo o País. O dia 13 de agosto é sua data litúrgica.