Prefeitura promoveu Passeio Carnavalesco para Idosos de São Mamede

A Prefeitura de São Mamede, por meio da secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Humano (SMDSH) promoveu, na quinta-feira (24), um ‘Passeio Carnavalesco’ à Vila de Picotes. O evento começou ainda na cidade, um “tour” feito pelo conjunto habitacional Jardim São Mamede e pelo Portal Turístico na PB-251, de entrada e saída para o Rio Grande do Norte.

Participaram os idosos do CCI - Centro de Convivência do Idoso “João Izidoro de Andrade” e idosos de outros grupos da comunidade, além do grupo de gestantes do Cras – Centro de Convivência da Assistência Social.

Vale destacar que a SMDSH cumpriu os protocolos sanitários de prevenção da covid-19, como o uso obrigatório de máscara e a higienização das mãos com álcool. Lembrando que tanto os idosos quanto as gestantes estão com o ciclo vacinal completo, inclusive com a dose de reforço.

De São Mamede até Picotes são 12 quilômetros, dentre esses, 7 km de estrada de terra. Durante a viagem, a animação dos foliões era orquestrada pelas músicas dos antigos carnavais, tocadas ao vivo por integrantes da Banda Filarmônica Municipal Euclides Rodrigues Brasil, sob o comando do maestro ‘Dida’.

Chegando à ‘vila do cinema brasileiro’, uma parada no Centro Cultural batizado de “Eronides Antônio da Silva”. Momento para a oferta do lanche, mas também para apreciar as exposições de artesanatos, objetos antigos do museu de São Mamede e das fotografias de eventos já realizados em Picotes.

Depois, junto com a secretária Niúda Morais, os grupos de idosos seguiram a pé, como um bloco de carnaval, direto para a capela centenária dedicada a Santo Antônio. Diante do altar, fizeram suas rezas, sem esquecer de registrar a visita em fotos.

Enquanto as gestantes participavam de um ensaio fotográfico, tendo como fundo as casas enfileiradas da Vila. De acordo com a coordenadora do programa criança feliz, Renata Lucena, o intuito era justamente “deixar o dia das grávidas mais lúdico e eternizar esse período tão lindo que é a gestação”.

O senhor Manoel de Loureiro disse que sempre gostou de festas de carnaval, e que em Picotes foi “muito bom, maravilhoso”. Ele comentou que na cidade onde morava “o idoso não tinha esse privilégio que eu tenho, hoje, aqui em São Mamede, mas graças ao senhor Jesus e graças à Prefeitura que eu estou me divertindo aos 81 anos de idade”.

A secretária Niúda avaliou atividade temática do carnaval de forma positiva, a começar pelo “tour” feito pela cidade, que objetivou mostrar especialmente para os idosos as mais recentes obras concluídas no município.

“Nós sabemos que nem todos os idosos podem sair para ver as benfeitorias do nosso prefeito Dr. Jefferson”. Então, fizemos um tour pelos principais pontos da cidade e, depois, viemos a esse maravilhoso passeio a Picotes, que também é nosso ponto turístico”, ressaltou.

Niúda agradeceu aos parceiros do evento, as secretarias de Cultura e Artes, da Saúde, a equipe de Mídia e “ao nosso prefeito Dr. Jefferson que dá esse apoio total e essa liberdade de optarmos pelo melhor, e aqui estamos nesse dia maravilhoso”.