Secretaria de Meio Ambiente promoveu Semana da Árvore em São Mamede

A Prefeitura de São Mamede por meio da sua secretaria de turismo e meio ambiente promoveu a Semana da Árvore. A abertura foi no Dia Mundial da Árvore, 21 de setembro, uma Live realizada na rádio comunitária local, com o secretário Stanley Fillemon e a engenheira ambiental Natália Mantovan, sob a mediação da jornalista e apresentadora Mércia Leitão.

O tema era “Meio Ambiente:  Árvores, sua importância e a presença nas cidades”. Natália argumentou: “as árvores são fundamentais para o equilíbrio ambiental, elas fornecem importantes serviços ecossistêmicos”. Além, é claro, de embelezar e valorizar a cidade, “fica uma cidade mais bonita, mais verde”.

Em seguida, elencou os principais motivos para se cultivar a arborização urbana:

• Ofertam sombra;
  • Melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico;
  • Interceptam a água das chuvas;
  • Reduzem a poluição sonora;
  • Servem de abrigo para a fauna;
  • Humanizam a cidade melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Stanley disse que o foco especial da semana da árvore era a rearborização das ruas que receberam a pavimentação asfáltica recentemente. São as ruas: Sete Irmãos, Governador João Fernandes de Lima, Francisco Medeiros de Lucena, Janúncio Nóbrega e Dr. José Amorim.

Na prática, o projeto asfáltico também incluia a poda de reparação para dar passagem às máquinas, e a retirada de árvores visando uma adequação à largura da pista. Mas, segundo o secretário, isso causou um “contratempo” entre os moradores, a solução foi encontrada após conversar com os engenheiros da empresa:

“Eles conseguiram diminuir o tamanho da pavimentação, com o objetivo de amenizar essas podas de reparação (que vinha causando também danos) e a retirada total das árvores”, disse.

Para além disso, a Semana viabilizou uma nova retomada ao Projeto Cidade Verde. A ideia agora é ampliar a oferta de mudas de plantas para os moradores dos novos loteamentos e/ou das ruas com poucas árvores.

ONG AFINK

Vale lembrar da importante parceria que a secretaria de meio ambiente firmou com a ONG AfINK (Associação de Formação e Incentivo para o Nordeste Karente), no início deste ano. A ONG tem sede na cidade de Araruna-PB e desde então vem viabilizando as mudas de plantas que estão sendo entregues no Município.

Em contrapartida, “eles só nos pedem para contribuir com algum instrumento de trabalho que será usado no viveiro”, afirmou Stanley.

E continuou: “De fevereiro até esta data, 25 de setembro, nós vamos fechar a distribuição de quase 10 mil mudas dentro de nosso município, entre frutíferas, plantas nativas e plantas exóticas”.

A Semana da Árvore teve a seguinte programação:

21/9 - Live na rádio comunitária;
25/9 - Distribuição de 2 mil mudas no Mercado Público e nos assentamentos Belmont e Mundo Novo;
27/9 - Encerramento com uma visita à rua Dr. José Amorim para a entrega de mais mudas, ação feita em parceria com a secretaria de educação e da escola municipal Marina Gouveia.

PITAYA

Ainda na entrevista, Stanley falou de outras atividades implementadas pela secretaria. Destacando o “Projeto Pitaya” em parceria com o proprietário da Fazenda Ouro Verde – Francisco de Souza, que doou 5 mil mudas da planta a fim de incrementar a agricultura familiar no Município, de preferência entre os pequenos agricultores.

As primeiras 2 mil mudas foram distribuídas nos assentamentos Mundo Novo, Belmont e Nossa Senhora Aparecida II, em agosto. Até agora 40 famílias foram beneficiadas, cada uma recebeu 50 mudas, mas o intuito é alcançar 100 famílias.

Stanley ainda disse que “a Pitaya tem sido em 2021 o nosso carro-chefe”. Junto com a secretaria de agricultura, que também colabora com a efetivação do projeto, ele visitará, até o final do ano, outras comunidades para ofertar mudas e consolidar o cultivo da planta na região de São Mamede.

Sobre fomentar a agricultura familiar com o cultivo da pitaya, Stanley acredita ser viável. “Agora o que a gente não pode fazer é entregar as mudas e ir embora”. Portanto, para que o projeto se concretize, segundo o secretário, é necessário engajamento das secretarias com assistência técnica e muita ‘insistência’.

“Enquanto a pitaya tiver em seu processo de desenvolvimento até chegar ao seu tamanho ideal e começar a produzir – e que eu esteja à frente da secretaria – nós vamos estar visitando essas famílias, pois elas precisam de ânimo e de insistência”, enfatizou.

ATERRO SANITÁRIO

Outro assunto abordado na entrevista foi o Aterro Sanitário Municipal, onde foi construído um galpão para a coleta seletiva dos resíduos sólidos. Também faz parte do projeto a instalação de uma balança e de uma prensa, e a criação de uma Associação dos Catadores de Lixo.

Com isso, a Prefeitura visa melhorar as condições de trabalho das pessoas que vivem da renda de captação de lixo reciclável. A obra está quase pronta, “então, nós estamos esperando só colocar energia no galpão para dar início a esse trabalho”, concluiu Stanley.