Município de São Mamede implementa novas ações na área do Meio Ambiente

Com a aquisição do caminhão compactador, no mês de junho, a Prefeitura de São Mamede-PB deu um salto importante para melhoria no serviço da coleta de lixo. E ainda garantiu mais dignidade para os agentes da limpeza urbana.

O caminhão compactador foi mais uma conquista por meio de emenda parlamentar do deputado Efraim Filho, com uma contrapartida do município. No valor total de 300 mil reais.

Nas redes sociais e também na rádio comunitária, o secretário Stanley Fillemon (Meio Ambiente) explicou que, a partir de então, o lixo doméstico deve ser armazenado em sacolas de plástico, sem misturar com entulhos. Tendo em vista a funcionalidade do caminhão, de diminuir o volume do lixo para o descarte no aterro sanitário.

Para Stanley, a população já tomou consciência de que também é responsável pela limpeza da cidade. “O nosso objetivo é produzir um meio ambiente mais saudável, para isso, contamos com o apoio da comunidade”.

Mais recente, no dia 24 de julho, a secretaria deu início as instalações de novos cestos de lixo. Já estão fixos no conjunto Alonso Alves e em algumas ruas do bairro Agenor Rique Ferreira, também na rua Dr. José Amorim e no centro da cidade.

Ainda no conjunto Alonso Alves, a população solicitou o desgotamento das fossas de suas casas. E a gestão fez o serviço em parceria com a empresa Limpa Mais. Em breve, a comunidade não precisará mais desse serviço, pois será beneficada com a obra da fossa séptica.

Outra importante ação está para sair do papelo, foi o que disse o prefeito Umberto Jefferson, sobre a construção de um galpão no aterro sanitário, para a coleta seletiva do lixo. O projeto vai criar novos costumes, e beneficará as pessoas que trabalham com o lixo.

Agora, cabe ao secretário Stanley a missão de preparar a comunidade para a separação do lixo produzido nas residências.