Em programa de rádio, Secretário de Meio Ambiente de São Mamede faz balanço das ações nos últimos três meses

Para fazer um balanço das ações realizadas nos últimos três meses, o Secretário de Meio Ambiente de São Mamede, Stanley Fillemon, foi à rádio comunitária da cidade, a 104.9 FM Princesinha do Vale, para participar de um bate-papo ao vivo, no último dia 22 de outubro.

Das demandas de agosto, destacou as denúncias de moradores sobre queimadas nas áreas urbana e rural. Disse que apesar de ser uma prática comum na região, principalmente nesse período seco, em que os agricultores fazem coivaras para limpar terrenos, era necessário agir para evitar estragos.

De modo que o secretário visitou alguns focos de incêndio e fez vídeo para alertar dos riscos ambientais e problemas com a saúde. Dos quais, estão sujeitos o meio ambiente e a população em geral.

Inclusive, segundo o secretário, no hospital da cidade foi registrado um aumento de consultas e internações de pacientes com problemas respiratórios. Mas, cabe lembrar que essa temporada de queimadas é recorrente em todo o País, principalmente no bioma Amazônia.

Em resumo, de agosto para cá, o Brasil ficou no centro das atenções do mundo inteiro, devido ao crescente número de incêndios na Amazônia, considerada a região de maior biodiversidade do planeta.

De volta às notícias da secretaria municipal, no mês de setembro, aconteceu a Semana da Árvore, de 16 a 21. Quando o secretário plantou mudas de árvores, do tipo ipê e craibeira, nas escolas municipais e estaduais, bem como nas praças e unidades de saúde.

A ideia é formar uma rede de compartilhamentos e responsabilidades, entre a secretaria, diretores escolares, professores e alunos. Além da população que fica nos arredores das praças.

O secretário falou a respeito da coleta de lixo e da poda de árvores. Para a execução desses serviços, as equipes de infraestrutura têm um cronograma fixo, por exemplo, a coleta é feita as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 6h.

Agora, no dia 21 de outubro, o secretário participou de reunião na Câmara de Vereadores, justamente para dar esse feedback das ações realizadas pela sua pasta.

Ainda na rádio, Stanley ressaltou a reestruturação de Lei Municipal que vai multar donos de animais soltos nas ruas, incluindo, além do valor da multa, a cobrança por reincidência de cada animal apreendido.

Outra ação implementada pela secretaria, a criação do Decreto do Lixo com o objetivo de multar quem descartar lixo em locais públicos, ou que descumprirem as regras previstas no decreto.

Nas considerações finais, o secretário reforçou a ideia de “responsabilidades compartilhadas”, no que se refere as ações de limpeza urbana e os cuidados com o meio ambiente.