Abertura do Outubro Rosa em São Mamede

A Secretaria Municipal de Saúde, de São Mamede, promoveu na noite dessa quinta-feira (17) abertura oficial da Campanha Outubro Rosa. O evento foi intitulado de "Mulheres na Praça", mais precisamente no coreto da Praça Coronel José Paulo Neto, que fica em frente à igreja matriz da cidade.

As mulheres receberam orientações sobre a importância do autoexame da mama. Por meio dele é possível detectar anomalias iniciais e mudanças na estrutura das mamas. As Enfermeiras Fernanda Leônidas e Talita Cabral exemplificaram o autoexame, que deve ser feito após sete dias do período menstrual.

Já a Secretária Niúda Morais falou sobre a mamografia, exame disponibilizado de forma gratuita para as mulheres do município, em parceria com o Hospital e Maternidade Peregrino Filho, de Patos-PB.

Segundo Niúda, no decorrer do ano, a secretaria trabalha a saúde da mulher com atendimentos nas unidades de saúde. Além disso, as mulheres têm acesso a diversos exames especializados como a mamografia, que contribui na prevenção do câncer de mama.

O pároco da cidade, Padre Fabrício Dias Timóteo, também participou do evento a fim de incentivar as mulheres que ainda guardam tabus, e se negam a fazer os exames preventivos. “Que vocês busquem a saúde e que sejam mulheres sãs, sábias, sadias e santas”, disse.

A programação continua na próxima semana, com palestras nas unidades de saúde, encontros com a equipe do Nasf, no CRAS e escolas municipais e estaduais.