Notícias


SMDSH promove Culminância da Campanha 18 de Maio

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Humano de São Mamede (SMDSH) promoveu na última quarta-feira, 22, na praça central Cel. José Paulo Souto Neto, a culminância da Campanha 18 de Maio que trata do combate ao abuso sexual e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

O evento reuniu os grupos do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a exemplo do grupo de idosos, as crianças e adolescentes das oficinas de violão, ballet e teatro, bem como os técnicos do Cras e do Creas.

No cerimonial, o Psicólogo do Creas Yordan Gouveia fez uma explanação sobre a temática, dando ênfase especial para a colaboração da comunidade. “Todos nós somos responsáveis por esse momento de prevenção contra esses abusos que vem acontecendo na nossa sociedade”.

E continuou: Uma forma de se engajar seria justamente a denúncia. E não se calar diante da realidade vivenciada hoje por nossas crianças e adolescentes”. Ele ainda enfatizou o slogan da campanha: “Faça bonito, porque quando você se cala uma história fica para traz”.

Na sequência, os grupos fizeram a dramatização da música “Seu corpo é um tesourinho”, a fim de exemplificar casos que ocorrem no dia a dia. Para encerrar, as crianças e todo o público foi convidado a fixar, na grama da praça, as rosas confeccionadas durante as palestras ministradas no Cras.

A secretaria contou com parcerias para proliferar a campanha, o Conselho Tutelar levou a temática para as escolas, os técnicos do Criança Feliz para a creche Delano Wanderleia/Lúcia de Fátima. E a equipe do Nasf para a sala de espera das unidades de saúde.

Vale destacar os canais de denúncia: o disque 100, em âmbito nacional, é o disque 123 exclusivo para o estado da Paraíba. Em ambos, fica resguardado o anonimato do denunciante.

A orientação é usar o da Paraíba, pois a informação chega mais rapidamente até a secretaria.  

« Voltar