Notícias

Setembro Amarelo começa com ações nas UBS’s

A abertura da Campanha Setembro Amarelo na cidade de São Mamede aconteceu na última sexta-feira, 14/9, com roda de conversa na UBS I Ana Maria Isidoro, organizada pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que atendem a área, e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). 

O objetivo da campanha é prevenir o suicídio, abordando o tema de forma mais aberta, com pistas de como identificar o problema e buscar meios de tratamento. 

“Falar é a melhor solução”, essa é a mensagem central dos encontros que, segundo a Psicóloga do Nasf, Edjane Nóbrega, se concretiza na busca de ajuda, do diálogo com familiares, amigos e profissionais da Saúde.

A programação seguirá até o fim do mês, com ações paralelas das Secretarias de Saúde e de Assistência Social. A equipe do NASF continua com as rodas de conversas nas demais UBSs, nos dias 20 e 27/9. 

Já os técnicos da Assistência Social vão realizar semana de debates nas escolas da rede municipal e estadual de ensino, de 24 a 27/9.

Em conjunto, as secretarias promovem na próxima segunda-feira (24), às 19h, no Salão Paroquial da Igreja Católica, mesa redonda sobre Saúde Mental: Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio.

O evento será aberto ao público e contará com o apoio da Primeira-Dama, a Psiquiatra Dra. Micaela Mota Morais, dos Psicólogos Edjane Nóbrega (NASF), Kelly Dantas (CRAS) e Iordan Gouveia (CREAS), e da Pedagoga Especialista em Psicologia Escolar, Ediva Andrade.  

A culminância da campanha será no dia 28, no Parque de Eventos “O Bezerrão”, reunindo as secretarias municipais envolvidas, escolas e a população em geral.

« Voltar