Saúde Visual para todos com exames de vista gratuitos em São Mamede

A Associação Olhar pelo Próximo com o apoio das equipes municipais de Saúde concluiu, no último sábado, dia 7 de abril, as atividades sociais em Oftalmologia que beneficiaram cerca de mil pessoas em todo o município. Os atendimentos foram realizados na Unidade Básica de Saúde Ana Maria Isidoro, nos períodos da manhã e tarde, conforme previsão de agendamentos.

Medida de grau, verificação da pressão intraocular, fundoscopia, teste do olhinho, foram alguns dos exames disponibilizados a população. Nos casos mais complexos, como cirurgias de catarata e pterígio, os pacientes foram encaminhados para os centros especializados de tratamento.

Para Niúda Morais, Secretária Municipal de Saúde, o sucesso dessa ação foi resultado da triagem inicial: “Tivemos uma semana de atenção à saúde visual na cidade, começamos com as inscrições, palestras e agendamentos que resultaram nesse evento de organização impecável”, ressaltou Niúda.

O Prefeito Umberto Jefferson agradeceu aos profissionais da Associação e da Sáude Municipal pelo excelente desempenho na ação, levando saúde para toda a população especialmente àqueles que têm menos recursos.

Já o Oftalmologista Raphael Miraldi Clemente, membro da associação, ressaltou a importância da prevenção e do diagnóstico antecipado: “O nosso trabalho objetiva antecipar o diagnóstico de doenças oculares, além de atuar na prevenção como forma de educar as pessoas para os cuidados diários com a visão”, argumentou o Médico.