Notícias

AB de São Mamede inicia sessões com o grupo de tabagismo

A Atenção Básica (AB) do município de São Mamede deu início às sessões do Grupo de Tabagismo na noite de segunda-feira, 14/5, na UBS Francisco das Chagas Lopes de Sousa, do conjunto Beira Rio. O atendimento abrange fumantes ativos que desejam largar o vício do cigarro.

O PNCT – Programa Nacional de Controle do Tabagismo atua na cidade através da adesão da Secretaria Municipal de Saúde  por meio dos apoiadores: os profissionais do NASF local e a enfermeira da unidade básica.

As sessões são realizadas uma vez por semana e têm duração de seis a oito meses, podendo se estender conforme a necessidade de cada paciente. Nesse primeiro encontro, os apoiadores fizeram uma abordagem do programa e tiraram dúvidas dos pacientes.

Segundo a Psicóloga do NASF, Edjane Xavier, o Ministério da Saúde considera essa semana inicial de desmame, ou seja, quando o paciente vai trabalhar sua força de vontade a fim de diminuir o consumo de cigarros, preparando o organismo para a etapa da medicação.

A Enfermeira Fabiana Casusa falou sobre as reações ao tratamento, dizendo que está diretamente ligada a realidade de cada usuário, isto é, ao grau de dependência descrito na anamnese.

Nesta segunda-feira, 21/5, o grupo vai participar do segundo encontro, desta vez, recebendo o medicamento e as orientações de como proceder durante a semana.

« Voltar