Cidade de São Mamede cancela Prévia de Carnaval para inaugurar 3ª Cozinha Comunitária

Pelo terceiro ano consecutivo, o Prefeito Umberto Jefferson anunciou o cancelamento da prévia de carnaval, com a intenção de reverter o investimento em ações que influenciam diretamente na vida da população mais carente. Dessa vez, destinadas para as áreas da assistência social e da saúde.

Na prática, ao invés da folia, o município priorizou a abertura da terceira cozinha comunitária, inaugurada segunda-feira (17), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Outra prioridade será a instalação da casa de apoio em João Pessoa, para o acolhimento de pacientes crônicos e seus familiares.

Em entrevista à TV Sol, o prefeito ressaltou que estava concluindo o projeto das cozinhas comunitárias. A primeira cozinha implantada foi a do sopão. Depois, a do rubacão. E, agora, a terceira, para o café da manhã.

“Acredito eu, não tenho conhecimento de outra cidade na Paraíba, quiçá no Nordeste, que disponibilize essas três alimentações de forma gratuita para as pessoas carentes”.

É importante fazer uma retrospectiva dos anos anteriores. Em 2017, primeiro ano da gestão Umberto Jefferson, o município promoveu a primeira Ressaca de Carnaval. A ideia era fazer uma prévia carnavalesca, mas não foi possível por motivos superiores.

Na época, o prefeito avaliou a festa como viável tendo em vista o aquecimento na economia da cidade e a geração de empregos informais. E ainda a juventude pôde aproveitar o carnaval com mais segurança e sem sair de sua cidade.

Em 2018, devido estiagem prolongada, a região ficou sob alerta, fazendo o prefeito cancelar a prévia de carnaval. Ao invés da festa, o município investiu na perfuração de poços artesianos.

Já em 2019, a prévia foi substituída pela abertura da Casa do Estudante na cidade de Patos-PB. Que se encontra em pleno funcionamento à Rua Cândido das Laranjeiras, no bairro Belo Horizonte.

Na inauguração da cozinha comunitária, além do prefeito Umberto Jefferson, outras lideranças políticas estavam presentes: a vice-prefeita Eva Lucena, o presidente da câmara Véi da Muda e demais vereadores e o advogado Chaguinha Lopes Filho, representando o ex-prefeito Chagas Lopes.