Evento na Praça Central marca a Culminância da Campanha Setembro Amarelo

Durante o mês de setembro, o município de São Mamede vivenciou a Campanha Setembro Amarelo, que trabalha no Combate ao Suicídio pela Valorização da Vida. Evento na praça central da cidade, na noite de sexta-feira (27/9), marcou a culminância da campanha.

Organizado pelas secretarias de Saúde e de Assistência Social, em parceria com o grupo do Terço das Mulheres e jovens do EJC, os trabalhos da noite foram introduzidos com a reza do terço da misericórdia.

Na parte das falas, a Primeira-Dama e Psiquiatra Drª Micaela Mota Morais agradeceu as secretarias envolvidas e aos parceiros, ressaltando que a campanha tem sua continuidade por meio da atuação das equipes do Nasf, do Cras e do Creas.

A Psicóloga Edjane Nóbrega (Nasf), disse que a campanha oportuniza momentos de reflexão em torno de uma temática que ainda carrega muitos tabus. E lamentou o crescente número de casos que vem sendo registrados no município de São Mamede.

“É preocupante que numa cidade tão pequena, já se tenha registrado tantos casos de suicídio, recentemente mais um jovem tirou sua vida. Mas estamos aqui, nas unidades de saúde, na casa da família e tem Drª Micaela, atuando no tratamento psiquiátrico”, argumentou Edjane.

Depois, a Psicóloga Kelly Dantas (Cras) ratificou a importância de saber ouvir a dor do outro, mantendo toda atenção e sem fazer questionamentos. Destacou o Centro de Valorização da Vida (CVV), um serviço telefônico gratuito que atende no âmbito nacional, 24 horas, todos os dias, pelo número 188.

Além dessas profissionais, participaram da culminância a Vice-Prefeita Eva Lucena, a Secretária de Saúde Niúda Morais, a Secretária de Assistência Social Rossana Medeiros e o público em geral.