Em reunião ordinária, o CMDRS discutiu demandas da área rural

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) realizou, na última quarta-feira (29/5), reunião ordinária para tratar de assuntos que fazem parte das demandas da área rural.

No início das falas, o Presidente do Conselho, Gildimar Morais, enfatizou a necessidade de priorizar o uso das máquinas do PAC no setor rural, como a recuperação das estradas. Em resposta, o Secretário de Agricultura do município, Damião Pedro, argumentou que essa atividade já se encontra em fase de execução.

“Estamos trabalhando na recuperação das estradas, começamos desde a sede da cidade até a divisa de Várzea. Fizemos, portanto, os sítios de Várzea Alegre, Gatos, Campo de Cruz, assentamento Mundo Novo e, posteriormente, a comunidade de Picotes, devido a festa de Santo Antônio”.

Conforme agenda implantada pela secretaria, as rotas de acesso para os micro-ônibus escolares vão ser as próximas da fila. “Peço apenas paciência aos agricultores, pois fica garantido que todas as estradas serão recuperadas”, concluiu Damião.

Outro ponto de discussão, a vistoria dos laudos do Garantia-Safra 2018-2019 que deve acontecer até o dia 30 de junho. Essa atividade estar sob a coordenação de Genário Soares Pessoa, funcionário municipal que atua no escritório da Empaer local.

Ainda foi abordado a assistência técnica da Empaer nos projetos do Procase II. Também se falou na perfuração dos nove poços distribuídos nas comunidades de Gatos, Várzea Alegre, Serra Branca, Roça, Cágado e nos assentamentos Belmont e Mundo Novo. E a respeito dos dessalinizadores, em fase de implantação na comunidade de Gatos e no sítio Aspirante.

A atual secretária do conselho, Maria Estefânia (Extensionista da Empaer), destacou a preparação para o Dia do Agricultor, em 26 de julho, na propriedade do Sr. João de Tereza. O evento foi intitulado de I Expo Agroecol.