2º Fecup na Vila de Picotes, de São Mamede, foi um sucesso

A segunda edição do Fecup – Festival Cultural de Picotes realizada nesse último sábado (17/11) pela Prefeitura Municipal de São Mamede em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), foi considerada pelos organizadores e demais envolvidos como um grande sucesso.

A programação do evento entrou em vigor pela manhã, com trilha ecológica e rapel no pico de Picotes. Alunos e professores da ECI Seráfico Nóbrega, de São Mamede, atletas e praticantes do rapel e demais pessoas, que se aventuraram pela primeira vez, receberam as orientações do Corpo de Bombeiros da cidade de Patos.

À noite, a abertura do festival foi com a Banda Marcial Professora Fildani, da Escola Municipal Professora Fildani, acompanhada pelo Maestro Saraiva e a Direção da escola. Depois, vieram as apresentações de palco, começando pelos grupos sociais da cidade: os idosos do Saber Viver e adolescentes do grupo de violão, ambos do CRAS local, e o Clube da Melhor Idade.

Equipes de outras cidades também participaram: Filhos do Sabugi, de Várzea, idosos do Centro Alegria de Viver, de São José do Bonfim, a banda de música Duarte Machado, de Santa Luzia e o grupo de teatro Oitis do Nuca, de Salgadinho. Já o Poeta Ramon Medeiros, da cidade de Patos, lançou novo poema em homenagem a Vila de Picotes

Durante bênção, o pároco da cidade, Pe. Fabrício Dias Timóteo, falou sobre a revitalização da Vila, dizendo que a paróquia também tem parte nesse processo. Desde a reforma na capela, o calendário das celebrações, até a festa de Santo Antônio, padroeiro da comunidade, celebrada no dia 13 de junho.

Para o Prefeito Umberto Jefferson, o segundo Fecup foi marcado pela valorização da cultura local e da região, tendo em vista as apresentações das cidades circunvizinhas. Além disso, a parte do esporte e do turismo rural, no período da manhã, teve seu destaque com aumento dos participantes.

Já o Secretário de Estado da Cultura, Lau Siqueira, que participou do evento nas duas edições, disse que o sertão é rico por suas tradições e belezas. Para ele, a Vila de Picotes tem um cenário propício para se fazer cultura e ainda consegue atrair público de toda a região.

A grande surpresa da noite foi a entrega de comendas a autoridades e pessoas representativas da comunidade, uma forma de homenagear aos apoiadores do evento. Para encerrar o festival, shows dos cantores de forró, Aécio Flávio e Márcio Diniz, numa mistura do tradicional com o moderno.

Além do Prefeito Umberto Jefferson e da Primeira-Dama, Drª Micaela Mota Morais, de Padre Fabrício e do Secretário Lau Siqueira, diversas autoridades prestigiaram o festival, como o Deputado Estadual Nabor Wanderley, a Prefeita de São José do Bonfim, Rosalba Mota, Vereadores da cidade e Secretários da Gestão Municipal.