Subida da Serra do Cajueiro marcou o Dia de São Sebastião em São Mamede

A tradicional Subida da Serra do Cajueiro, realizada no último dia 20 de janeiro, marcou o Dia de São Sebastião em São Mamede. O santo é venerado na comunidade rural de Saco de Serra Branca, região de Serra Branca, lado sul do município, há exatos 84 anos.

De 2017 para cá, o evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal. A gestão Dr. Jefferson disponibiliza transporte gratuito e café da manhã para todos que participam da trilha (1 quilômetro e 800 metros). Uma subida íngreme, que envolve superação, resistência e fé.

Status de Turismo Rural, Religioso, Ecológico e de Aventura

Foi a partir da divulgação institucional em vídeo e matéria, que o dia de São Sebastião na comunidade de Saco de Serra Branca ganhou status de turismo rural, religioso, ecológico e de aventura. O objetivo da prefeitura é justamente dá visibilidade às belezas naturais que circundam o município.

Para além disso, criar na população local esse olhar diferenciado para o seu habitat natural, que se constitui em pontos importantes como respeito, cuidado, reconhecimento do bioma Caatinga e preservação do meio ambiente.

A Prefeitura faz esse trabalho por meio das secretarias de Turismo, da Cultura e Meio Ambiente, de Esporte e Lazer, de Infraestrutura e das diretorias de Transporte e de Comunicação.

Tradição

É importante lembrar que essa tradição começou em 20 de janeiro de 1940, século passado. Na época, a comunidade se reuniu para inaugurar, no topo da serra, o Cruzeiro dedicado ao mártir e, assim, pagar suas promessas, tendo a subida como ‘penitência’ inicial.

Depois, a reza do terço diante da cruz e da imagem do santo, em agradecimento a Deus pelas graças alcançadas. Para além disso, um momento para contemplar a paisagem exuberante que de lá se avista, por exemplo, de outros montes como o Pico do Yayu de Santa Luzia-PB, e a serra da Viola de Várzea-PB.

Com o passar dos anos, as gerações das famílias que lá viveram e que ‘plantaram essa semente’ seguiram firmes nessa tradição. Atraindo, inclusive, romeiros e pagadores de promessas da zona urbana do município e de localidades circunvizinhas.