Prefeitura e Sebrae promoveram Famtur Fampress da Rota dos Festejos Juninos em São Mamede

O município de São Mamede-PB vivenciou no último dia 9 de março, um sábado, a sua primeira experiência como integrante da Rota dos Festejos Juninos, Vale dos Sertões. A ação, intitulada Famtur Fampress, foi uma iniciativa do Sebrae Paraíba, em parceria com a Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo.

Começou pela manhã. Teve a presença de agentes de empresas de turismo e jornalistas, que tiveram a oportunidade de avaliar o potencial artístico-cultural da cidade, mas especialmente as belezas naturais, o centro histórico, a gastronomia e o espaço hoteleiro.

A Reserva Ecológica Verdes Pastos, que fica localizada no lado oeste de São Mamede, foi o primeiro ponto do roteiro a ser visitado. Trata-se da propriedade do pastor John Philip Medcraft. No parágrafo abaixo, uma síntese para dizer quem é o pastor John.

Pastor John é inglês, natural de Londres, Reino Unido. Vale ressaltar, comprou essa propriedade logo que chegou a essa região, em 1972, recém casado com sua mulher, a patoense Elizabeth, Betinha como é mais conhecida, ambos vieram da Inglaterra para morar no Brasil, mais precisamente em Patos-PB.

Para essa reportagem, o pastor falou sobre o evento de sábado com entusiasmo. “Eu levei o pessoal numa trilha. Agora, vamos aguardar para ver como esta inciativa do Sebrae funciona. O tempo dirá”.

Já o vice-prefeito Chaguinha Lopes, que também prestigiou a atividade do dia, enviou mensagem para incluir nessa matéria. Ele disse que a entrada do município na rota dos festejos juninos “foi um dia muito especial”. E continuou:

“Sábado, tivemos a oportunidade de fazer um evento piloto dessa rota dos festejos juninos, junto com o Sebrae, que está com esse projeto em mais duas cidades de nossa região, Patos e Santa Luzia”.

“Então, para nós foi uma felicidade muito grande, um sucesso total. Estiveram presentes vários jornalistas, pessoas influentes e todos os comentários foram excelentes”.

“É uma forma de fomentar nosso turismo, nossa gastronomia, de trazer recursos para nossa cidade e para as pessoas que estão envolvidas nesse trabalho. Sem dúvida, a expectativa é boa, e o nosso itinerário junino para todo o ano vai ser um sucesso”, concluiu.

Já na hora vespertina, uma parada no restaurante Ramal, na BR 230, para o almoço tipicamente regional. Vale lembrar que o estabelecimento integra a rota turística gastronômica, outro projeto do Sebrae.

Seguiu-se a agenda do dia até a Pousada Dom Francisco, no bairro “Beira Rio”. No local, foi preparado um espaço para exposição do artesanato local, além de um momento de poesia e contação de causos por Manuel Lucena – professor de História, poeta, escritor e guia turístico do município.

O ápice da programação foi na Vila de Picotes. Os agentes de turismo e jornalistas foram recepcionados pelo recém-criado grupo de xaxado “Bando D’Nóis”, que apresentou a tradicional dança do xaxado.

A bióloga Camila Lima, que fazia parte da expedição, emitiu sua opinião para essa postagem a respeito da expedição em São Mamede. Falou dos três pontos em que esteve presente, a reserva ambiental, a serra de Picotes e o restaurante Ramal.

“O que me chamou mais atenção na reserva ecológica, onde o passeio começou, foi a grande variedade de fauna e flora, uma trilha lindíssima, bem propícia para trilheiro consciente”.

“Eu pude perceber que ali houve um investimento, houve amor, houve dedicação, houve preocupação, então assim a reserva é um patrimônio de todos nós, assim eu a considero pela sua importância ecológica”.

Camila, que também é trilheira e rapeleira, ficou encantada com Picotes. Disse que a serra “é perfeita, linda”. E continuou: “Picotes tem muito potencial, a serra, o lajedo, dá pra fazer uma área de camping, atividade de rapel, uma tirolesa ali ia ser um diferencial”.

Por fim, falou da visão que se teve do restaurante Ramal. "A expedição toda foi unânime em dizer que o restaurante Ramal foi a proposta que mais ficou dentro dos padrões que a gente queria. O Ramal não precisa mais de nada, está pronto, a culinária sertaneja, maravilhosa, a infraestrutura, a acolhida”.

O último ponto da expedição foi no centro histórico da cidade. Eles visitaram casarios, igreja matriz, praça, espaços principais que retratam a fundação de São Mamede.

Na praça Coronel José Paulo Neto, por exemplo, os guias de turismo local, Coló e Genário Soare, fizeram um relato histórico do município. Desde a época da Villa Glória, passando pelos anos 40, período da implantação da cultura do algodão até chegar à conquista da liberdade política em 1954.

Esse projeto piloto do Sebrae foi desenvolvido nos últimos dias 7, 8, 9 e 10, envolvendo as cidades de São Mamede, Patos e Santa Luzia. A proposta levada para os municípios objetiva fomentar o turismo junino como fonte de renda na região, o ano inteiro.