Vila de Picotes vivenciou a Festa de Santo Antônio

A Vila de Picotes, ou, a Vila do Cinema Brasileiro, vivenciou a festa do padroeiro Santo Antônio, nos dias 13, 14 e 15 de junho, comemorando assim 99 anos de fé, tradição e encontro de famílias de São Mamede, Quixaba e região.

A Gestão Municipal por meio de suas secretarias de Cultura e Esporte esteve presente, junto com o Padre Daniel Leite, administrador da paróquia Nossa Senhora da Conceição, como parceira de mais um evento na comunidade.

Conforme programação, a cada noite do tríduo havia homenageados, em primeiro lugar os filhos de Picotes e as comunidades rurais circunvizinhas. Que foram acolhidos pela Filarmônica Euclides Rodrigues Brasil e o Maestro Saraiva.

Nessa noite de abertura, justamente no dia do santo, aconteceu a tradicional bênção dos pães de Santo Antônio e a distribuição no final da celebração. Destaque para a participação de Dom Eraldo Bispo da Silva, bispo de Patos-PB.

Ele falou sobre a missão da Igreja, de continuar levando a palavra messiânica de Jesus Cristo. Ressaltou ainda que a diocese está celebrando 60 anos, “e estamos tentando resgatar essa dimensão missionária”.

Já a segunda noite foi conduzida por Padre Maciel, vigário da igreja de São Sebastião de Patos. E teve como homenageados os membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como os moradores da cidade de Quixaba.

O último dia de festa começou de manhã, a partir das 5h, quando aconteceu o “1º Caminhando, Correndo e Pedalando com Santo Antônio”. A saída foi em frente à igreja matriz, que também serviu de ponto para hidratação dos atletas.

Depois, eles seguiram 14 quilômetros até a Vila de Picotes, onde receberam bênção especial, ministrada por Padre Daniel. Em seguida, desfrutaram do café da manhã e fizeram em preparação para o retorno.

Vale ressaltar a participação de atletas do “pedal” de São Mamede, Patos, Santa Luzia e Junco do Seridó. Já na caminhada, pessoas da cidade de Ipueira-RN.

A Vice-Prefeita Eva Lucena, além de participar da caminhada, também apoio o evento entregando medalhas junto com o secretário Mazzarope Medeiros, para os participantes da corrida e da caminhada.

À noite, para encerrar a festa, Padre Daniel celebrou junto com os devotos de Santo Antônio e rezou pelos homenageados, a saber, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de São Mamede. Depois da missa, teve procissão, quermesse e música ao vivo.

O padre falou sobre a comemoração do centenário da festa, no próximo ano: “Já nesse tríduo queremos dar o pontapé para celebrarmos o centenário, com uma programação ainda mais vasta, juntando o religioso com o cultural”.