Pacientes da Neuroação recebem resultado do Teste Genético

A Prefeitura Municipal de São Mamede, através de sua Secretaria de Saúde em parceria com a equipe de Neuroreabilitação do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e a Faculdade do ABC Paulista, promoveu no dia 1º de setembro mais uma etapa da Neuroação. Esse evento faz parte de estudo que vem sendo desenvolvido na cidade desde novembro do ano passado, a fim de diagnosticar casos da doença de “Distrofia do tipo Cinturas”.

Na primeira etapa, mais de 100 pacientes passaram pelo rastreio da equipe multidisciplinar do HU, sob a coordenação da Neurologista Isabela Mota. A segunda ação aconteceu em fevereiro deste ano, com mais consultas, triagem, entrega de órteses e a coleta de sangue para o teste genético.

Já agora na edição de setembro, o Neurologista Dr. Rafael Andrade entregou aos pacientes o resultado desse exame, explicando a cada um em particular o significado do laudo. Para os que foram diagnosticados com a doença, o passo seguinte será o tratamento.

A Secretária de Saúde, Niúda Morais, disse que o HU vai treinar os profissionais da Saúde Municipal para que esse tratamento seja realizado no próprio município, evitando deslocamentos dos pacientes para outra cidade.

Segundo Dr. Rafael, esse estudo iniciado de forma pioneira no município poderá viabilizar, em um futuro próximo, o desenvolvimento de vacina para estacionar casos da doença em estágio avançado.