SMS de São Mamede realiza capacitação em parceria com as FIP

Na tarde dessa sexta-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde de São Mamede em parceria com as FIP – Faculdades Integradas de Patos realizou capacitação Suporte Básico de Vida, ministrada pela equipe do Projeto Coração Feliz, sob a coordenação do Professor Ailton Targino. O evento aconteceu no auditório da escola municipal Professora Fildani.

De forma prática e objetiva, o professor mostrou como proceder diante de casos de Parada Cárdio Respiratória (PCR), pontuando o passo a passo das ações, que segundo ele se feitas com segurança e no tempo certo poderão salvar vidas.

O encontro reuniu profissionais da Saúde e Educação: agentes comunitários de saúde, inspetores de creche, acadêmicos dos cursos técnicos do Instituto Educacional Vera Cruz, socorristas de ambulância, recepcionistas do hospital e atendentes de consultórios dentários.

Com o objetivo de dar suporte inicial ao paciente em risco e salvar sua vida, o projeto também visa deixar o público alvo preparado: “Temos apenas 4 minutos pra agir diante de um caso verídico e vocês vão sair daqui capacitados a salvar vidas”, disse Ailton.

Um dos primeiros passos é observar se o ambiente garante segurança para o socorrista e a vítima, depois ligar para o 192 ou para a equipe plantonista com relato da situação do paciente, solicitando à equipe o DEA (desfibrilador externo automático).

Outro ponto abordado foi o procedimento dentro da ambulância: conferir se a vítima apresenta sinais vitais, respiração torácica e se está desacordado. Para evitar sequela neurológica, o instrutor mostrou como fazer os exercícios de pressão no peito do paciente.

Para a Diretora Administrativa do Hospital, Talita Cabral, qualquer pessoa pode prestar seus primeiros socorros diante de uma vítima em situação de emergência, no entanto, é nesse momento que entra a importância de ter um certo conhecimento de como proceder diante do caso, até a chegada da equipe de saúde.