SMDSH de São Mamede realizou a Semana do Idoso

Pelo calendário de datas comemorativas, o Dia Internacional do Idoso é celebrado no dia 1º de outubro. Em São Mamede, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Humano (SMDSH) por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e em parceria com a Pastoral do Idoso realizou a Semana do Idoso, de 2 a 4 de outubro.

A secretária da pasta, Rossana Medeiros, destacou que a programação foi especialmente feita para os membros do Grupo de Idosos Saber Viver do Cras e demais idosos da comunidade. Desse modo, eles participaram de brincadeiras, palestras, celebração eucarística e uma manhã de campo.

No dia 2, teve piquenique no sítio Mucambo de Várzea Alegre, do proprietário João Bileu. Além de manter contato com a natureza, os idosos participaram de um momento lúdico com a fisioterapeuta do Nasf, Sawanna Medeiros, e o coordenador do grupo de idosos, Nilsinho Souza.

Já na quinta-feira, 3, o grupo participou de missa em ação de graças pelos idosos, no salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, com Padre Daniel Leite. Após a missa, teve confraternização e sorteio de brindes. A vice-prefeita Eva Lucena compartilhou desse momento junto com os idosos.

Na sexta-feira, 4, encerrando os tralhos da semana, na Casa do Idoso com palestra motivacional que foi ministrada pela Educadora Ediva Andrade. Na abordagem, o valor da vida que implica no respeito mútuo, principalmente a pessoa idosa que já vivenciou diversas etapas da vida.

Para finalizar, uma homenagem a idosa mais antiga do grupo, a senhora Edite "Risadinha". E a idosa mais velha, Dona Bia, com 84 anos de idade.

Cabe lembrar que os serviços no Cras, voltados para os idosos, objetiva garantir a dignidade da pessoa idosa por meio de atividades que agregam interação social e envelhecimento ativo.