Notícias

Município de São Mamede vivencia Campanha Novembro Azul, em evento na praça central

Pelo segundo ano consecutivo, a Praça Coronel José Paulo Neto, no centro da cidade de São Mamede, ficou lotada para o evento “Homens na Praça", que foi realizado no dia 20 de novembro. E mais uma vez teve a participação do Médico Urologista Dr. Eliseu de Melo Neto, ministrando palestra sobre a temática da Campanha Novembro Azul.

Essa iniciativa faz parte da agenda de ações do município, por meio de suas secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social e Humano. O objetivo é trabalhar a campanha, com foco na prevenção do câncer de próstata e da diabetes, além de conscientizar sobre os cuidados com a Saúde do Homem.

Dessa vez, dr. Eliseu teve o apoio do humorista e radialista Vilmar Severo, de nome artístico "Zé, o matuto do sertão". Entre piadas e gargalhadas do público, o humorista trazia à tona as mais frequentes dúvidas dos homens, que logo eram respondidas pelo especialista.

Segundo o médico, a atuação do município na saúde do homem serve de exemplo para outras cidades. Pois, a Administração não mede esforços para viabilizar essa demanda.

Vale lembrar que a campanha terá uma segunda etapa, a ser realizada na Policlínica Municipal Dr. Joácio Morais, com consultas, exames de PSA e de toque retal. A previsão é de que seja concluída até o final de dezembro.

Ainda durante a palestra, o Médico Cirurgião Dr. Umberto Marinho deixou seu testemunho como paciente que teve câncer de próstata. Ele ressaltou a importância de os homens buscarem essa conscientização, a fim de evitar doenças.

No caso específico do câncer de próstata, os exames devem ser feitos a partir dos 45 anos de idade. Já para os casos especiais, com registro de incidência na família, deve-se antecipar para os 40 anos.

O evento contou com a ajuda dos profissionais da saúde municipal, para a verificação de pressão arterial, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite b e c. Além da marcação dos atendimentos a serem feitos pelo especialista Dr. Eliseu. 

Na parte lúdica da ação, teve a Banda Filarmônica Euclides Rodrigues Brasil e o Coral da Melhor Idade “Viver e Ser Feliz”. Bem como a presença do Grupo de Idosos "Saber Viver" do Cras e de membros do Terço dos Homens.

Registra-se ainda a presença da Vice-Prefeita Eva Lucena e do Vereador Berlânio Borburema. Também de secretários e diretores da Gestão Municipal e do público em geral.

« Voltar