Notícias


São Mamede promoveu o I Expor Agroecol

A Prefeitura Municipal de São Mamede através das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, em parceria com a Empaer, promoveu o I Expor Agroecol, na manhã dessa sexta-feira (26). O evento aconteceu na comunidade de Várzea Alegre, Sítio Tanque Raso do Sr. João Batista de Medeiros, mais conhecido como João de Tereza.

O tema central do encontro foi agroecologia e agricultura familiar. Com uma amostragem do manejo do plantio da palma forrageira, tendo como referência o sítio do Sr. João.

Essa atividade também ilustrou o Dia do agricultor, reunindo agricultores dos sítios Várzea Alegre, Gatos, Campo de Cruz, Baraúnas, Jatobá, Serra Branca, Arraial, Assentamento Nossa Senhora Aparecida. Vale lembrar que o dia alusivo aos agricultores será neste domingo, 28 de julho.

Durante as falas, o Prefeito Umberto Jefferson agradeceu “ao anfitrião, nosso amigo, João de Tereza que tão bem nos acolhe aqui”. Depois enfatizou a força das parcerias em prol do homem do campo:

“Estamos aqui unindo forças (Gestão, Empaer, Procase, Governo do Estado) para que a gente possa beneficiar cada vez mais o homem do campo”.

Já o Gerente Regional da Empaer Patos-PB, Chico Acácio, destacou a importância do evento para a agricultura familiar.

“Além de todo o pessoal que participa de uma chamada pública estar presente, dos três polos aqui de São Mamede, a sociedade civil está tomando conta que vamos enterrar por toda uma vez o veneno, o agrotóxico, e continuar com esse trabalho de agroecologia”, disse Chico Acácio.

Enquanto o Coordenador do Procase no Território Médio Sertão, Orlando Virgulino, falou da unidade de forragem instalada na propriedade do Sr. João: “Aqui existe uma unidade de forragem, que contempla poço, catavento, kit de irrigação e a palma, que chega para a formação dessa unidade de forragem”.

Ele enumerou outras ações do Procase no município, como o projeto produtivo nas associações da Agroasa e do Assentamento Mundo Novo. E os dessalinizadores em processo de instalação nos sítios Gatos e Aspirante.

Também mencionou a recente implantação do projeto para jovens bolsistas, da zona rural, que vão trabalhar junto com o Procase.

O Secretário Municipal de Agricultura, Damião Pedro, enfatizou o emprego de novas tecnologias no meio rural. Citando o exemplo de João de Tereza, que impulsionou o cultivo da palma através da tecnologia do plantio por gotejamento.

Depois, parabenizou os agricultores pelo seu dia e argumentou que “somos a oitava economia mundial de alimentos na agricultura familiar. E aqui, no nosso município, nós temos uma agricultura sempre inovadora e com boas perspectivas”.

O Sr. João de Tereza disse que esse “é um dos dias mais felizes da minha vida. Então, eu como agricultor apaixonado, tenho a honra de dizer que sou agricultor e estou no meio de todos os agricultores de São Mamede”.

Na sequência do evento, as palestras de campo foram ministradas pelo extensionista Bezerrinha Araújo, do Regional Patos. E o Sr. João apresentou o quintal produtivo, totalmente livre de agrotóxico.

Além do prefeito Umberto Jefferson, também se fizeram presentes: a vice-prefeita Eva Lucena, os vereadores Neoclécio Batista, Chaguinha Medeiros e o presidente da câmara Francisco de Assis (Véi da Muda) e padre Daniel Leite.

Registra-se ainda a presença de secretários da gestão municipal, técnicos da Empaer, Procase, Sindicato dos Produtores Rurais de São Mamede e a Preserv Soluções Ambientais.

« Voltar