Notícias

São Mamede encerrou Outubro Rosa em palestra para Idosos

A programação do Outubro Rosa no município de São Mamede foi encerrada na última quarta-feira, 31/10, em palestra dirigida aos idosos do Grupo Saber Viver do CRAS. A conversa teve como facilitadoras a Enfermeira e Diretora Administrativa do hospital da cidade, Talita Cabral, e a Psicóloga do Nasf, Edjane Nóbrega.

Essa temática foi dirigida a todo o público feminino com o objetivo de enfatizar a prevenção do câncer de mama, e também do colo do útero. Segundo Edjane, o público das mulheres idosas perdeu o hábito de frequentar as unidades de saúde para fazer a prevenção.

“Na verdade, esse público perdeu muito do hábito de frequentar as unidades de saúde e de fazer a prevenção. Embora já tenham certa idade, elas também apresentam índice alto dessas doenças. Acredito que assim estamos fechando com chave de ouro a programação do mês", disse a Psicóloga.

Outro ponto abordado foi o autoexame da mama. A enfermeira Talita explicou que é através do toque que a mulher vai detectar diferenças nas mamas, desde a sua textura, tamanho, até a presença de carocinhos. Ou seja, os primeiros sinais de que algo merece atenção e cuidado.

Referente ao Novembro Azul, voltado para a prevenção de doenças do homem, a abertura será no próximo dia 12. Em breve, a programação estará sendo divulgada pela secretaria de Saúde do município.

« Voltar