São Mamede e o Vale do Sabugi no Enfrentamento da Sífilis

O evento “Sífilis Não” de enfrentamento da doença no Vale do Sabugi foi sediado na cidade de São Mamede, nos dias 14, 15 e 16 de março, na Câmara de Vereadores. Na abertura da quinta-feira, participação do Prefeito Umberto Jefferson acolhendo a todos os participantes.

Depois, uma capacitação em testes rápidos desenvolvida pela Assistente Social Mailsa Gomes de Oliveira e a Farmacêutica Bioquímica Nelise Granjeiro de Assis, ambas da Secretaria de Estado da Paraíba. Na parte prática, os profissionais serviam de cobaia ao realizar os testes uns nos outros.

Na sexta-feira, a parte das palestras abrangendo os pormenores da Sífilis, através da participação das entidades representativas do estado da Paraíba.

A mesa de debates teve a seguinte composição: Joana Angélica Ramalho, representando a Secretaria de Estado da Saúde, José Ricardo da Silva, do CRF-PB (Conselho Regional de Farmácia da Paraíba), Umberto Júnior, da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Continuando com Umberto Joubert, do CRM (Conselho Regional de Medicina), Leide Gláucia (Coren Paraíba), Davi Paes (Secretário de Saúde de Patos) e Niúda Morais (Secretária de Saúde de São Mamede).

A discussão foi bastante variada, mas convergia para o mesmo ponto, o combate a Sífilis. Inicialmente mostrando que a doença é um problema que incide na população vulnerável. Com ressalva para o trabalho dos ACS – Agentes Comunitários de Saúde, os primeiros a manterem esse contato com o território em que ocorrem os problemas sociais.

Outro ponto abordado, a educação continuada como uma das ações das secretarias de saúde com ajuda de equipes multiprofissionais, a fim de levar orientações para a população.

Registro para a participação de Emanuel Rodrigues, um dos conselheiros do Coren, falando a respeito da administração da penicilina na atenção primária, como uma estratégia no enfrentamento à sífilis congênita na Paraíba. Depois, a gerente de vigilância da saúde de Patos, Miriam Alvarez, apresentou os resultados da experiência da implantação da estratégia em Patos.

No sábado foi realizado o dia “D” da Sífilis no Parque de Eventos “O Bezerrão”. Disponibilizando para a população testes rápidos de hepatites virais, HIV, AIDS e sífilis. Além do exame de glicemia em jejum.

De forma geral, prestigiaram o evento representantes do Coren, Cofen, CRF, CRM, alunos do curso de Medicina da Faculdade Santa Maria de Cajazeiras, e das FIP ­Patos-PB. Representantes das secretarias de saúde de São Mamede, Santa Luzia, Várzea e São José do Sabugi.