Resumo do Tradicional São Pedro de São Mamede, o Maior e Melhor da PB

Nos últimos dias 28, 29 e 30 de junho, o município de São Mamede vivenciou a maior edição dos últimos tempos, do seu tradicional São Pedro, com recorde de público estimado pela polícia militar, em 40 mil pessoas, no sábado da festa.

Importa ressaltar que desde 2017, a gestão municipal vem implementando a programação com atrações de renome regional e nacional, como foi o caso do cantor Léo Magalhães. E no ano passado, o peso ficou por conta dos cantores Vicente Nery e Pablo.

Nessa edição de 2019, a gestão ratificou o seu objetivo principal de atrair para o evento maior número de turistas, visitantes e de estimular a participação dos moradores da cidade. Bem como de impulsionar o comércio local, nas vendas de roupas, bebidas, calçados, alimentação e demais fontes.

A começar pelo slogan da festa: “São Pedro de São Mamede, o maior e melhor da Paraíba, #DiferenteDosIguais”. Que logo conquistou a mídia da região, e as redes sociais, em grande proporção nos status e perfis dos usuários.

Há oito anos, a abertura do evento acontece junto com a Cavalgada Acorda São Pedro. Esse ano teve a participação de mais de 300 cavaleiros e amazonas. Todos foram contemplados, gratuitamente, com camisetas padronizadas da cavalgada.

O padre da cidade, Daniel Leite, abençoou a cavalgada e todo o evento com oração em rima, de sua autoria, que dizia assim: “Com alegria abriremos, o São Pedro deste chão, diferente dos iguais, esta é a nossa intenção”.

Outro destaque da festa, a segunda edição do Tardezinha na Praça, recebeu implementações e uma multidão se formou na praça. A TV Sol estava por lá para fazer programa ao vivo, chamado de 1º Sol Pedro, com animação da banda Precateado, da cidade de Patos.

No pátio da igreja matriz, apresentação da quadrilha Explode Sabugi de Santa Luzia. E, no coreto da praça, uma mesa de comidas típicas para os forrozeiros, organizada pela secretaria de assistência social da cidade.

Nos demais dias, as lives na praça ficaram por conta da equipe de mídia da prefeitura, que registrou a festança com as atrações de Rudy Show e As Meninas. Além dos trios pé-de-serra e bandas da cidade: Trio Jatobá, Jurandi, Forró no Estilo e Jobim Sanfoneiro.

Enquanto na abertura dos shows no Bezerrão, o público curtiu Eduarda Brasil com direito a fogos de artifício, ao som de “Olha pro céu”. A cantora ficou conhecida nacionalmente pela sua participação vitoriosa no D’Voice Kids 2018, programa da rede Globo.

Depois, subiu ao palco o cantor Felipão com sucessos do começo de sua carreira, como “Estripitise”, e músicas do seu novo projeto e outras da atualidade.

Para encerrar, a cantora Walkyria Santos embalou o público com o forró das antigas e um repertório de músicas que estão no topo das mais pedidas nas rádios e redes sociais.

O sábado do São Pedro fixou a marca do “maior e melhor da Paraíba”. Uma multidão se reuniu no Bezerrão e em seu entorno, para curtir grandes atrações. A primeira foi Ângela Espíndola, ex-Limão com Mel, que fez o público cantar as mais conhecidas do forró das antigas. Ela está se despedindo dos palcos e fará shows até o mês de agosto.

O Rei do Forró, Alcymar Monteiro, entrou no palco e levantou a multidão. Pareciam súditos recebendo a majestade, no ritmo do melhor do forró nordestino, como “Rosa dos Ventos”, “Cavaleiro Alado”, que são marca registrada do show do artista.

Outro rei subiu ao palco, dessa vez, o Rei da Lambada, Beto Barbosa. Que tirou da bagagem sucessos da lambada: “Preta”, “Adocica” e também as canções românticas de seu repertório.

A última noite da festa, começou com Louro Santos. Em seguida, subiu ao palco a atração mais esperada, o “coringa da programação” como disse o Prefeito Umberto Jefferson, ao mencionar a cantora Joelma, reconhecida no cenário nacional.

O público ficou impressionado com seu estilo calypso, nas coreografias, danças, no momento do teatro em homenagem as festas juninas. E um destaque para a mudança de figurinos. A pedido do prefeito, ela improvisou ao cantar “Porque choras”.

Chegando ao final do São Pedro 2019, o cantor Henry Freitas fez o público jovem permanecer no “pé do palco”, do começo ao fim. De lá, ouvia-se um coro de vozes, principalmente no ápice do show com a canção do seu atual trabalho: “Razão versus orgulho”.

Vale ressaltar na programação, a novidade do “Ônibus do Forró” rumo à Vila de Picotes. O passeio era gratuito e contemplou turistas, filhos ausentes e demais pessoas interessadas em conhecer um pouco da vila. Durante o passeio, o trio de Zé Bezerra fazia a parte da animação com forró pé-de-serra.

Nos três dias do São Pedro, diversas lideranças políticas foram recepcionadas pelo prefeito Umberto Jefferson. A exemplo dos deputados Nabor Wanderley e Efraim Filho, e dos colegas prefeitos: Toninho (Várzea), Segundo (São José do Sabugi), Rosalba Mota (São José do Bonfim),  Bevilaqua (Juazeirinho), Sérgio (Vista Serrana), Nael Rosa (Malta).

Além da vice-prefeita, Eva Lucena, e vereadores do município: Berlânio Borburema, Chaguinha Medeiros, Neoclécio Andrade, Véi da Muda, Luíza Sátyro, Kival Júnior e Jami Cabral. Registro também do secretário de estado da agricultura, Efraim Morais, e do senador Veneziano. Bem como dos secretários da administração local, amigos e familiares do prefeito.

“O sentimento é de dever cumprido. A nossa programação foi muito elogiada e realmente agradou a todos os públicos. Agora, é pensar no ano que vem, principalmente na inovação das atrações e eventos em paralelo, como o Tardezinha na Praça e o Ônibus do Forró. Além de garantir a segurança do forrozeiro e do município”, concluiu o prefeito.