Prefeitura inicia atividades de sistemas de dessalinização de água em São Mamede

A Prefeitura de São Mamede iniciou as atividades de dois sistemas de dessalinização de água, para atender a comunidade rural de Gatos e o Sítio Aspirante, que fica próximo à zona urbana da cidade.

O investimento é orçado em 150 mil reais. Sendo essa mais uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, por meio do Procase e da Sedap, em parceria com a Gestão Municipal.

O Prefeito Umberto Jefferson falou sobre a instalação dos equipamentos, ressaltando que “centenas de pessoas terão água de qualidade, o que representa dignidade, saúde e condições para as pessoas permanecerem no campo, produzindo para suas famílias e comercializando suas produções”.

Ele argumentou também que o projeto visa fortalecer a agricultura familiar, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável. “Isso vai reduzir os níveis de pobreza rural e fortalecer ações de prevenção da desertificação”

Para Graça Medeiros, moradora do sítio Gatos, depois da instalação do equipamento é possível que ocorra o retorno das pessoas que optaram por deixar suas propriedades, para morar na cidade.

“A gente torce para que as que as famílias que foram morar na cidade, possam retornar para seus sítios. Agora, temos água suficiente para trabalhar na agricultura familiar e até mesmo no período de grande estiagem”.