Corte de terras, gratuito, plantio e colheita, uma realidade para o agricultor de São Mamede

Desde o início das chuvas, no mês de janeiro, a Prefeitura de São Mamede por meio da Secretaria Municipal de Agricultura vem trabalhando com o corte de terras para atender as comunidades rurais. As chuvas foram se intensificando durante os meses seguintes e agora, no mês de abril, os agricultores já comemoram a colheita dos primeiros frutos.

Importante destacar a gratuidade no corte de terras, no período de uma hora para cada produtor rural cadastrado. Sendo essa mais uma promessa cumprida pelo Prefeito Umberto Jefferson, de acordo com seu plano de governo.

po

Também a entrega dos grãos pelo Estado, através da Emater local, em parceria com o município beneficiou os agricultores, no plantio de milho e feijão. Segundo o Secretário Damião Pedro, o homem do campo está satisfeito com o apoio dos governos municipal e estadual, sem falar no otimismo em relação à colheita deste ano, a safra está garantida.

1233333

Quanto ao corte de terras, até hoje somam mais de 300 horas trabalhadas, com 236 agricultores atendidos. Além disso, os mananciais que foram construídos, ou, recuperados estão todos cheios e garantem segurança hídrica para todo o ano.

No sítio Jatobá, propriedade do Sr. Gildimar Morais, foi construído um açude de médio porte, sendo essa a primeira obra após a aquisição do trator de esteira, em setembro de 2017. Foram dois meses de trabalho em um total de 250 horas, das quais 163 com o trator de esteira, o restante com as demais máquinas do município.

fotos

Para o Prefeito Umberto Jefferson, o fruto desse trabalho está sendo colhido agora: “Se esses serviços de recuperação nos açudes, barreiros, cacimbões, não tivessem sido feito a gente não tinha como captar água das chuvas. Graças a Deus, agimos no momento certo”, ressaltou o Prefeito.