Notícias


Jornada Pedagógica mobilizou a Rede Municipal de Ensino

A Secretaria de Educação de São Mamede realizou nos últimos dias 6, 7 e 8, no auditório da Escola Municipal Professora Fildani, a Jornada Pedagógica 2019. Reunindo professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e demais profissionais da rede municipal de ensino, em torno do tema “Educação: Comprometimento e Aprendizagem”.

Para ampliar essa discussão foram ministradas palestras com subtemas, por exemplo com a Psicóloga Catarina Formiga que falou da Inteligência Emocional aliada à Saúde Mental. Apresentando técnicas de como trabalhar o equilíbrio emocional, a fim de vencer as barreiras em sala de aula e na vida pessoal.

Outra vivência importante da jornada foi a participação de Padre Daniel Leite, que se apresentou como professor. Deixando para os colegas mensagem de incentivo com foco na valorização profissional, no aperfeiçoamento de conhecimentos através de formações, capacitações.

O Professor Mestre Márcio Medeiros Vieira argumentou sobre os pressupostos da avaliação institucional, tendo como referência a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Buscando sensibilizar a classe para a experiência da proposta de avaliação de toda a rede, a saber, aluno, professor e escola.

A novidade desse ano foi a reunião direcionada para o pessoal de apoio, os auxiliares de serviço, inspetores, merendeiras. Juntamente com os diretores e equipes que compõem as secretarias das escolas.

Na abordagem, a temática relacionada à Ética e Moral dentro e fora do trabalho, com a Psicóloga Vanessa Guimarães, especialista nesse assunto. Primeiro, ela mostrou aos participantes a importância do trabalho em equipe, para o bom desempenho das tarefas diárias.

Depois apresentou as diferenças entre ética e moral, exemplificando as suas manifestações no ambiente de trabalho. Dando ênfase a ética como base que vai nortear os ambientes de trabalho, e a sociedade como um todo.  

Em suma, a jornada pedagógica foi um encontro de debates, com propostas para o novo ano letivo. Das quais, destaca-se a sugestão da psicóloga Vanessa de criar a ouvidoria, para escutar auxiliares de serviços e pessoal de apoio.  

Vale lembrar que nesta segunda-feira (11/2) tem início as aulas da educação fundamental e da Eja municipal. Na próxima semana, dia 18, começam das escolas rurais e creches unificadas, a Delano Wanderleia e Lúcia de Fátima.

 

« Voltar