Gestão de São Mamede em parceria com o Governo da Paraíba realizou 3ª edição do Fecup

A Gestão Municipal de São Mamede em parceria com o Governo do Estado da Paraíba realizou a terceira edição do Festival Cultural de Picotes (Fecup), no último sábado (9), na Vila de Picotes, Registrando sucesso de público e de organização.

O evento começou cedo, às 5h, com trilha ecológica e rapel, com participação de 60 atletas que contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros de Patos-PB. Ainda nessa manhã, mais um esporte radical, a escalada da serra, feita pelos escaladores Murilo Santos e Flávio Jordan.

No período da tarde, teve oficinas de música, teatro e arte em prego e linha, ministradas respectivamente por Noninho, ativista cultural de São Mamede, Amaral, articulador regional da Secult-PB e Amanda Rodrigues e Jordana Medeiros, da StringArt de Patos.

Já na parte das exposições, o público conferiu o Clube do Fusca e Carros Antigos da cidade de Patos e os trabalhos cinematográficos feitos na vila. Além de uma tenda para amostra e venda de artesanatos, cactos e mel.

Para abrir a programação noturna, às 18h, foi celebrada missa em frente à capela de Santo Antônio, pelo pároco Padre Daniel Leite. Ele ressaltou que a igreja sempre incentivou a Cultura de seu povo, e parabenizou a Gestão Municipal e a comunidade pela idealização do evento.

Ressaltou que os paroquianos de São Mamede estão vivenciando as peregrinações com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Até chegar a sua tradicional festa, a ser realizada de 28 de novembro a 8 de dezembro, na igreja matriz.

Depois da missa, abertura oficial do Fecup com diversas apresentações: Coral da Melhor Idade de São Mamede, Grupo de Xaxado Filhos do Sabugi de Várzea-PB, Oficina de Sanfona do Cras de São José do Bonfim-PB e a Banda de Música Duarte Machado, de Santa Luzia-PB.

Ainda de São Mamede, o Monólogo Vestígios do Sertão, Xote das Meninas e o Teatro Funeral de um Lavrador. Bem como a poesia recitada pelo Poeta Wallison Andrade, o forró de Dedinho de Rômulo e a Filarmônica Euclides Rodrigues Brasil.

O ápice do festival foi a homenagem ao cantor Pinto do Acordeon, e a entrega de comendas para pessoas que apoiam a cultura da região, principalmente o Fecup.

Importa justificar a ausência do homenageado, que não pôde participar devido problemas de saúde. Mas foi representado pelo seu filho, o também cantor Cicinho Lima.

Em sua fala, o Prefeito Umberto Jefferson disse que São Mamede sai na frente ao homenagear, em vida, o cantor Pinto do Acordeon. E ressaltou que recentemente a obra de Pinto se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado da Paraíba.

O prefeito divulgou, em primeira mão, a data do próximo festival, que será no dia 13 de junho de 2020, juntamente com a programação da festa dos 100 anos da capela de Santo Antônio, padroeiro da vila.

Além do Prefeito Umberto Jefferson, anfitrião da festa, também prestigiaram o evento o Deputado Nabor Wanderley, o Prefeito Zezé de Santa Luzia e a Prefeita Rosalba Mota, da cidade de São José do Bonfim.

Destaca-se ainda a presença da Primeira-Dama Micaela Mota Morais, da Vice-Prefeita Eva Lucena e dos Vereadores Véi da Muda, Berlânio Borburema, Chaguinha Medeiros, Luíza Sátyro, Jami Cabral e Neoclécio Batista.

Bem como os secretários, diretores e demais funcionários da Administração local. E o público bastante variado de São Mamede, Patos, Santa Luzia, Várzea, São José do Bonfim, Quixaba.

Para fechar o festival, shows artísticos dos cantores Cyda Dias, Cicinho Lima e As Meninas. O evento terminou na madrugada do domingo.