Famílias da Zona Rural de São Mamede são beneficiadas pelo Programa Viva Água

A Prefeitura Municipal de São Mamede, juntamente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Humano, através do Programa Viva Água do Governo do Estado, realizou na última quarta-feira, dia 09, a entrega de 500 filtros de cerâmica às famílias da zona rural inseridas no cadastro único do Governo Federal.

O evento aconteceu no Bezerrão, às 14h00, e a expectativa da equipe de organização foi alcançada pela presença maciça das famílias beneficiadas.

Segundo a Técnica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano, Francileide Fernandes, os filtros de cerâmica tem sinônimo de saúde por realizar a filtragem das impurezas contidas nas águas de poços, cacimba, açudes.

A Secretária Municipal de Desenv. Social e Humano, Rossana Medeiros, ressaltou a importância de manter os dados do Cadastro Único atualizados, sendo esse um pré-requisito para a inclusão dessas pessoas nos programas sociais.

Para fazer o cadastro pela primeira vez, ou atualiza-lo, as famílias da zona rural e da urbana devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, na Rua Luiz Xavier, Centro, com Ronivon Oliveira.

O Prefeito Umberto Jefferson falou da parceria com o Governo do Estado, destacando as ações realizadas nesses últimos sete meses, a Escola Cidadã Seráfico Nóbrega, o Programa Cidadão, o Pró-Alimento com o cartão alimentação e o Programa Viva a Vida, na entrega dos filtros de cerâmica, dentre outras ações como o Dia de Campo em Agroecologia.

Agradeceu a Secretária Cida Ramos (SEDH), pela pontualidade em atender a mais uma solicitação feita pela sua Administração. Garantiu a população da zona rural que é prioridade destinar ações para essa área, especialmente nesse período de estiagem.