CMAS realizou a 9ª Conferência de Assistência Social de São Mamede

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Humano (SMDSH) realizou a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de São Mamede na quarta-feira (25/9), no plenário da Câmara de Vereadores. Abordando o tema Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social.

A conferência contou com a assessoria de Socorro Campos, que inicialmente falou sobre a importância de os municípios e os Estados manterem os ciclos de conferências, como ato de resistência.

“Como ato de resistência, nós vamos realizar a conferência”, assim decidiram os líderes políticos juntamente com a sociedade civil e ativistas da causa social. Baseado nessa afirmativa, a assessora argumentou sobre a decisão do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) de revogar a conferência nacional, conforme resolução publicada no diário oficial, em 25 de abril.

Somado a isso, tem o “cenário atual de desmonte da política de assistência social” que se constitui na falta de recursos para dar continuidade aos programas e ações da Assistência Social. Em contrapartida, os conselhos estão promovendo as conferências municipais e estaduais, conforme prevê os atos deliberativos de seus regimentos internos.

Da conferência de São Mamede foram formuladas 3 propostas para União, 1 para o Estado e 3 para o município. Ao final, o público escolheu os delegados que vão para a assembleia estadual, em João Pessoa, nos dias 17 e 18 de outubro.

Cabe ressaltar que a Conferência Nacional Democrática será em Brasília, nos dias 25 e 26 de novembro.