Notícias

Ações do Setembro Amarelo na UBS do Beira Rio

Dentro da programação do Setembro Amarelo, a UBS Francisco das Chagas Lopes de Sousa, do bairro Beira Rio, de São Mamede, promoveu na última quinta-feira (20) mesa redonda abordando o tema “Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida”.

O evento foi voltado para pacientes portadores de depressão, distúrbios mentais, que usam medicação controlada e são acompanhados pela unidade de saúde. Também para o grupo de alunos, do 1º ano do ensino médio, da ECI Seráfico Nóbrega junto com o Professor Aderlan Medeiros.

No grupo dos pacientes, a dinâmica de interação facilitou o desenvolvimento do assunto. Eles falaram de seus sentimentos, angústias, pensamentos no decorrer da vida; relataram ainda por quais motivos fazem uso da medicação.

Com os adolescentes, a temática foi da prevenção, facilitando a abertura para argumentação através da seguinte questão: “Na adolescência, o que é que pode levar ao estado depressivo?”.   

As palestras foram conduzidas pelas Psicólogas: Volfrânia Pinheiro Dias (FIP Patos) e Edjane Nóbrega (Nasf local), com o apoio da equipe da UBS, a Enfermeira Fabiana Casusa, a Médica Drª Perla Gadelha os Agentes Comunitários de Saúde.

Para Fabiana, o encontro foi bastante interativo por abranger dois grupos de risco: pessoas maduras que fazem controle de medicação e adolescentes que não tem essa vivência, mas podem vir a desenvolver.

« Voltar