Alunas da rede municipal representarão São Mamede em Concurso Internacional de Cartas

As alunas Maria Desireé Morais da Silva (9º Ano) e Vanessa Medeiros Machado (8º Ano) da Escola Municipal Fildani Souto Gouveia representarão o nosso município na fase estadual do 46º Concurso Internacional de Cartas. As alunas receberam orientação da professora Sara Aires e da coordenadora pedagógica Edna Solange.

Segundo o professor Gerlúcio Medeiros, secretário de educação e grande incentivador do concurso, a participação dos alunos ocorreu perante a inscrição feita na própria escola, enquanto que a seleção foi realizada pela comissão julgadora, conforme prescreveu o edital do concurso.

O 46º concurso de redação de cartas tem como objetivo incentivar os jovens até 15 anos a desenvolverem a habilidade de escrita do gênero epistolar (carta). O tema deste ano foi “Imagine que você é um (a) assessor (a) do novo Secretário Geral da ONU – Qual é o problema mundial que você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma você o aconselharia para isso”?

No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa, que é a fase internacional, fica a cargo da União Postal Universal (UPU). A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las.

Ao participar desse evento de cobertura internacional, a educação municipal de São Mamede demonstra mais uma vez estar à frente dos desafios cognitivos, buscando aprimorar os conhecimentos dos seus alunos e fazê-los compreender a importância de evoluir através da leitura e da escrita.