Glossário Web

A linguagem da informática no ambiente virtual é formada por termos, siglas e palavras que nem sempre todos compreendem o significado. Se você tem alguma dificuldade ou dúvida em relação à internet e suas ferramentas de informática, consulte o glossário abaixo e conheça melhor cada termo e suas funções

O símbolo gráfico @ (arroba) surgiu na idade média como uma variação do “ad” em latim, que representa os termos de preposições “para” e “em”. A criação foi uma maneira de abreviar à escrita e economizar tinta, algo bastante comum em relação à época.

Sua utilização na internet foi condicionada por programadores ingleses para diferenciar a linguagem textual enviada por computadores e, posteriormente, expandida para formulação de endereços eletrônicos e mensagens virtuais em sites. 

É a conexão do computador à internet, com ligação rede mundial de computadores em único sistema. Este acesso é disponibilizado por empresas aos usuários e garante o acesso a plataformas digitais a qualquer momento.

É o acesso à internet pelo computador através do uso de linha telefônica. Nesta condição, a conexão do computador à internet, ocorre pela comunicação de programas instalados, seguido da liberação de login e senha pelo provedor autorizando o acesso.

A definição do termo assinatura na Internet pode ser compreendida por três situações:

  1. Título ou elemento gráfico que corresponde à identificação ou titularidade de uma pessoa, representada na internet em formato de arquivo ou fonte, característica que ocorre geralmente por descrição ou imagem, sempre ao fim de mensagens enviadas ou recebidas por e-mail;
  2. Acesso a lista de distribuição ou cadastro em newsgrupo;
  3. Realização de contrato para prestação de serviço ou atividade em plataformas;

Envio de mensagens associadas a imagens, enviadas via correio eletrônico ou plataformas virtuais que permitam o anexo de arquivos de maneira conjunta.

Espaço reservado para ilustração virtual ou divulgação publicitária em plataformas online, geralmente encontrados em websites.

BPS

Conceito definido para medir a velocidade de transmissão de dados em conexões ou plataformas de acesso a internet.

Programa desenvolvido para permitir o acesso à internet, com capacidade de processar diversas linguagens relacionadas a informática.

Espaço virtual direcionado para conversas online entre pessoas..

Ferramenta de comunicação que permite o envio, recebimento e armazenamento de mensagens. Para ter acesso ao Correio Eletrônico é preciso o cadastro de usuário.  

Linha discada através de telefone que permite o acesso a internet.

Expressão utilizada para definir a transferência em rede de arquivos com armazenamento em plataformas para computador.

Definição de nomes para identificação e titularidades de sites, ferramentas e plataformas virtuais.

Plataforma conhecida como caixa-postal, bastante utilizada para o envio, recebimento e armazenamento de informações ou mensagens.

Nome de usuário e domínio de empresa ou plataforma, separado por @ (arroba).

Organização de perguntas frequentes relacionadas a casos de dúvidas comuns sobre determinado assunto, inseridos em plataforma virtual. Todas às respostas são fornecidas na plataforma, como forma de organização e facilidade a compreensão sobre dúvidas. 

Termo utilizado para definição de grupos de debates ou áreas reservadas para discussão sobre determinado assunto.

GIF

Formato de imagem utilizado para inserção de arquivos na internet, relacionando cores, textos e outros elementos gráficos.

Palavra inglesa com definição sobre alguém com conhecimento ou interesse de domínio na área da informática.

Página de apresentação ou espaço principal de determinada plataforma virtual ou web site, disponíveis em endereços eletrônicos ou domínios, na internet.

Protocolo de comunicação que permite a conexão usada por sistemas de informação, relacionada aos dados WWW e websites. A sigla HTTP é sempre vista em endereços eletrônicos e domínios ou endereços de páginas virtuais.

Definição em referência às imagens e palavras que possibilitam o acesso a outros conteúdos em um documento hipertexto.

Redes corporativas com comunicação e dados da Internet, geralmente utilizado por empresas ou organizações para comunicação interna ou terceirizada.

Sistema de conexão global distribuído em redes para interligação de computadores.

Formato fotográfico que permite comprimir um arquivo de imagem ou cores com resultado final de qualidade.

Nome atribuído para denominação do acesso do usuário a plataformas ou redes.  

Dispositivo para ligação em computadores, que permite o acesso e conexão á internet.

Termo utilizado para definir diversas mídias ou documento formado por diferentes elementos, tais como: áudios, imagens, ilustrações e textos.

Programa que possibilita o acesso à internet, direcionando o usuário por meio de conexão a plataformas ou websites, permitindo também, a realização de transferência de arquivos.

Net

Rede, termo de origem inglesa, que remete à internet.

Definição que determina a conexão do usuário à internet.

Conta responsável pelo gerenciamento do correio eletrônico de um sistema ou servidor.

Mercado (varejista) de conectividade à Internet ou empresas de conexão responsáveis pela revenda da Internet a usuários finais.

Mercado (atacadista) de conectividade à internet ou empresas que vendem para outras empresas, neste caso, provedores, que realizam comercialização de acesso para usuários finais.

Empresas que disponibilizam de informações ou arquivos em rede para usuários.

Serviço realizado por empresas ou organizações, através de plataformas virtuais ou websites. O termo geralmente é bastante utilizado para divulgar determinadas vantagens para os usuários conectados à internet, no que se refere à concretização de negócios ou transações financeiras.

São caracteres utilizados por usuários como transmissão de informações ou expressão de sentimento. Exemplos:

:)  [alegria]  :( [tristeza]  

Refere-se ao endereço que direciona o acesso para plataformas virtuais ou websites de empresas, usuários ou organizações, na internet.

Significa em português, rede de alcance mundial. Permite o acesso pela internet, a diversos sistemas de documentos e arquivos interligados por hipermídia.

É uma página de acesso à internet, com disponibilidade de hipertextos e arquivos que direcionaram o usuário para vários espaços, dentro da própria plataforma.

 

Fonte: Internet (coladaweb).