História

História

No século XVIII o Brasil lutava com todas as forças para alcançar os recantos mais longínquos do seu território. Na Paraíba, alguns homens penetraram em várias regiões montando fazendas de gado e fundando vilas e em 1702, o sargento-mor Matias Vidal de Negreiro e o Alferes Marcos Rodrigues de Cabral e Manuel Monteiro adentravam na zona do sabugy. A data de São Mamede foi requerida por Manoel Henriques, pela sesmaria nº 568, de 28 de janeiro de 1762.

A povoação foi fundada a 05 de abril de 1903, por Manoel Augusto de Araujo e Manoel Faustino da Costa. São Mamede teve grandes homens a sua frente; um exemplo foi José de Paulo Souto, um bravo guerreiro que tinha como pensamento maior ver a terra natal começar a se desenvolver e crescer, e, também contribuir para que no dia 02 de março de 1938 e através do decreto federal nº 311, São Mamede passou a categoria de vila. Nas divisões territoriais de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, e no quadro anexo ao decreto estadual de nº 1.010, de 30 março de 1938, de 07 de janeiro de 1949, figura como dentro de santa Luzia. A lei estadual nº 973, de 02 de Dezembro de 1953, concede autonomia ao distrito de São Mamede, de autoria do então deputado estadual Napoleão Abdon da Nóbrega, que destarte se tornou sob o mesmo nome, instalado a 01 de Maio de 1954 constituindo-se um único distrito, o do mesmo nome.

E sendo nomeado seu primeiro prefeito Mizael Augusto de Oliveira Filho, porem a primeira eleição no município só aconteceu no dia 03 de outubro de 1955 votaram um total de 2.032 eleitores, sendo eleito com voto direto o Sr. Inácio Bento de Morais da União Democrática Nacional (UDN), a câmara municipal foi instalada com a eleição de 07 vereadores.

Vale lembrar ainda, a comarca foi criada em 1978, projeto de lei do então deputado estadual Inácio Bento de Morais. Em 1999 o Prefeito Drº. Francisco das Chagas Lopes de Sousa, inicia uma parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba cedendo inclusive o prédio da prefeitura municipal para a instalação da comarca juntamente com alguns funcionários do quadro municipal, com intuito de aproximar a justiça do povo são-mamedense.

São Mamede encontra-se hoje sobre a administração do Prefeito Francisco das Chagas Lopes de Sousa e Vice-Prefeita Eva Bezerra Araújo de Lucena.

Em agosto de 1903 foi realizada a primeira missa e a primeira feira da povoação que acabava de surgir. A primeira capela foi construída por Jose Paulo Souto, tendo sido consagrada a nossa senhora da conceição. Frei Martinho, no entanto, foi um dos grandes responsáveis pelo progresso do povoado. Por volta de 1919, demoliu a pequena capela e em seu lugar construiu a igreja sendo ate hoje conservada pela comunidade.

No dia 11 de janeiro de 1957, Dom Zacarias Rolim de Moura, publicou o decreto que instituía a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição desligando-se da paróquia de Santa Luzia. No dia 01 de Junho de 1957, foi feita a constituição Canônica da Paróquia de São Mamede, sendo Pe. Milton Arruda de Alencar nomeado o primeiro vigário.

São Mamede também ficou conhecido pelas missões católicas que sempre tinham a sua frente Frei Damião, considerado um “santo” pelos nordestinos.

A tradicional festa de Nossa Senhora da Conceição e realizada no período de 28 de Novembro a 08 de Dezembro de cada ano.

Na década de 80 chegaram no nosso município as primeiras pessoas que iriam professar a Fé Protestante e esse movimento iniciou-se com a instalação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Ministério Belém do Pará.

Hoje encontram-se instaladas em nossa cidade, além da Assembleia de Deus Missão, várias outras denominações evangélicas: Igreja Presbiteriana Independente, Igreja Evangélica Batista, Missão Evangélica Pentecostal do Brasil (MEPB), Congregação Cristão do Brasil, Igreja Evangélica Assembleia de Deus Paraíba e Igreja Ação Evangélica.

Recentemente foi fundado em nossa cidade o Centro Espírita ‘’Comunidade Evangélica de Oração’’ baseado na doutrina de Allan Kardec.

A atividade econômica do município baseava-se na agricultura, no começo de sua formação, fundamentada na cultura algodoeira . Também se cultivava em grande escala as chamadas culturas de subsistência como feijão, milho, batata doce e arroz e a cana de açúcar, persistindo até os dias atuais.

A atividade industrial foi durante muitos anos o carro chefe da economia da São Mamede. Impulsionada por uma usina de beneficiamento de algodão, chegava a representar 80% do PIB local. Com a queda significativa da produção de algodão em todo o nordeste brasileiro, a usina de São Mamede, esteve paralisada com suas atividades durante vários anos. Recentemente o Grupo Santana do Rio Grande do Norte iniciou uma projeto para a volta das atividades industriais da antiga algodoeira de São Mamede.

Na pecuária destacamos a produção de leite e gado de corte, bastante abalada pelos seguintes anos de seca em todo semiárido nordestino, o que levou os criadores a fazerem opção pela criação de ovinos, suínos e caprinos, galináceos, com produção de ovos.

No comércio destacamos nos dias atuais o grande número de mercadinhos, farmácias e lojas de convencias, na cidade funciona uma Agência do Banco do Brasil, que disponibiliza os serviços bancários.

Não podemos deixar de destacar que uma grande parcela da população e formada por funcionários públicos nas três esferas dos governos: federal, estadual e municipal.

Dentre o patrimônio cultural de São Mamede destacaremos os festejos juninos, pois todos os anos o mês de junho e aguardado com muita ansiedade por todos aqueles que gostam de resgatar a tradição e ao mesmo tempo se diverte ao som do forró pé de serra e de todas as tendências atuais que este ritmo embala o nosso município durante o mês junino.

São tantas manifestações populares como as quadrilhas pelas ruas da cidade, os arraias nas comunidades e nas escolas, comidas típicas, brincadeiras de adivinhações, fogueiras, pau de sebo, casamento matuto, cavalhadas, corridas de jegue, “carrociatas” pelas principais avenidas e tudo isso para prestigiar os hábitos locais e outros que já são cadeiras cativas onde a cidade se enfeita para recebê-los, e assim juntos comemorarmos o mês dedicado aos santos: São João, São Pedro e Santo Antonio.

Quando o município de são Mamede foi criado em 01 de maio de 1954, começa o seu aspecto de regionalização. Já em 1965 passa por um processo de modificação que o torna evento conhecido nas além fronteiras e a partir de 1989 torna-se evento de conotação estadual, regional, nacional e ate internacional algo porem que tem que ser registrado, durante todo esse período os festejos juninos de São Mamede nunca perdeu a sintonia com os desejos do povo desta terra, respeitando acima de tudo os seus aspectos tradicionais, o São Pedro de São Mamede sempre teve o apoio da prefeitura municipal.